Floripa tem dessas: em meia hora você sai do trânsito e dos prédios do centro e cai num lugar bucólico, onde só se chega de barco. Foi exatamente isso que aconteceu no nosso passeio à Costa da Lagoa – e eu fiquei completamente encantada com a paisagem.
Como chegar na Costa da Lagoa
Pegamos um uber até o Terminal Lacustre Profª Rute Bastos de Oliveira, na Lagoa da Conceição. Esse é o local de onde saem os barcos públicos (tipo um ônibus aquático) que fazem o trajeto. A passagem custa R$ 15 por trecho e o ticket é comprado na hora, ali no guichê. A saída dos barcos ocorre uma vez por hora de segunda à sexta. Nos fins de semana, a periodicidade é de meia hora. Eu fui num sábado de agosto, ou seja, inverno. Não estava frio nem quente, o tempo estava agradável, mas certamente não é alta temporada de verão, então foi fácil pagar o barco e só aguardar pela saída. Fui no sábado depois de correr a Meia Maratona de Floripa, mas isso é história pra outro post.

O barco é simples, mas confortável, e vai parando em vários trapiches ao longo do caminho pras pessoas desembarcarem. A cada parada, um pedacinho da vida local se revela: casas entre a lagoa e o morro, muitas delas só acessíveis de barco. Eu fiquei imaginando como seria viver ali, entre a Mata Atlântica e a água. Que delícia!!!!
Do terminal até o Trapiche 19, onde descemos, foram cerca de 50 minutos de viagem. Na volta, foi um pouco mais rápido.


O que fazer na Costa da Lagoa
A maior parte das pessoas vai almoçar nos restaurantes à beira da lagoa, e não é difícil entender por quê: a comida é deliciosa e o visual, arrebatador. Nós fomos ao Restaurante Cabral, e recomendo muito – além do sabor, a vista da varanda é de tirar o fôlego. Comemos entradas deliciosas, éramos 5 pessoas, e depois dividimos 2 pratos e foi suficiente! Tomando um vinho branco com aquela vista… Uau!


Mas não é só de comida que vive a Costa da Lagoa. Por lá você também encontra:
- Trilhas: há caminhos que ligam trapiches e levam a pequenas cachoeiras.
- Banho de lagoa: em alguns pontos, dá para entrar na água.
- Pousadas e casas de temporada: para quem quer se desligar totalmente e passar uns dias nesse refúgio sem carros.
Vale a pena visitar a Costa da Lagoa?
Vale demais! É um passeio delicioso e que mostra um lado diferente de Floripa, mais tranquilo e com cara de comunidade ribeirinha. Se você estiver na ilha, reserve pelo menos uma tarde inteira para conhecer.

Curiosidades sobre a Costa da Lagoa
Tombada pelo município como Área de Preservação Cultural, a Costa da Lagoa é um dos últimos redutos da cultura açoriana. O local abriga um núcleo de pescadores e rendeiras que mantêm o modo de vida de seus antepassados, mas infelizmente não deu tempo de eu conhecer.





Eu amo Florianópolis e fiquei com vontade de conhecer a Costa da Lagoa. Já me imagino tomando uma taça de vinho em um dos restaurantes à beira da lagoa! Ótimo post!
Uma delícia mesmo
Esse é o tipo de dica que só os locais podem dar e que rendem lindos programas. Adoraria almoçar na Costa da Lagoa, com essa paisagem
Muito bom!
Floripa é cheia de surpresas! Faz muitos anos que não vou, vontade de voltar e conhecer esse outro lados da cidade. Almoçar num desses restaurantes da Costa da Lagoa e curtir o visual parece um ótimo programa!
Você vai amar!