Em Amsterdam, faça como os holandeses: pedale!
Na semana passada, eu e Bruno ficamos 4 dias em Amsterdam. Já falei sobre programas essenciais em Amsterdam que ninguém deveria perder.
Teve um dia em Amsterdam que eu estava tomando um delicioso café da manhã num bistrozinho e fiquei observando as pessoas vivendo ali. Tudo o que te falaram sobre andar de bicicleta em Amsterdam não é exagero. Você não passa 5 segundos sem ver alguém pedalando, todo lugar que tem um poste, um bicicletário, uma lata de lixo, tem umas 15 bikes disputando o “estacionamento”.
Eu fiquei olhando aquele povo, pais levando filhos para a escola de bicicleta, idosas mais velhas que minha mãe, mulheres chiquérrimas de saia, e os muitos turistas como eu, todos pedalando, e fiquei MORRENDO DE INVEJA dos holandeses. Eles saem, pegam sua bike, pedalam, encontram um poste, amarram a bike e vão fazer compras, trabalhar, etc. Sem se preocupar com estacionamento, engarrafamento, o preço da gasolina nem nada disso.
Pontos negativos para pedalar em Amsterdam?
Claro que tudo deve ter o seu perrengue. Imagina numa semana de chuvas torrenciais? Ou nos raros momentos que deve fazer um calor básico em Amsterdam? Ou quando a temperatura está abaixo de 10ºC negativos? Mesmo assim, pontos, pontos e pontos para uma cidade que resolveu adotar a bike como seu meio de transporte.
Como alugar uma bicicleta em Amsterdam
Obviamente que eu e Bruno tivemos que testar pedalar em Amsterdam. Nesse caso, não é tão fácil assim conseguir uma bike para alugar. Nesse sentido, todos os louros estão com o sistema parisiense Velib, que eu testei ano passado e simplesmente me apaixonei.
Bom, não achamos aluguel de bike em cada esquina em Amsterdam, como eu pensei que encontraria. Tivemos que procurar uma loja mais ou menos próxima do nosso hotel.
E quanto custa alugar uma bicicleta em Amsterdam? O preço para 24 horas é um pouco salgado: 13 euros. Mais pontos para o Velib de Paris, que é bem mais barato. Mas arrumamos duas bikes e saímos pedalando.
Eu não tive em nenhum momento medo de ser atropelada por carros, ônibus ou trams em Amsterdam. A filosofia de respeito está tão arraigada no povo que ninguém encosta. É claro que o espaço destinado às bikes fica abarrotado, mas eu usava o método que se usa para carros: como estávamos só curtindo, íamos devagar, pela direita, deixando a galera que pedalava com pressa nos ultrapassar pela esquerda. Tranquilo demais.
No dia em que fomos pedalar fomos brindados com um sol espetacular e com até um calorzinho básico de uns 12 graus. Deu até para tirar o casaco! Mais um motivo para eu me apaixonar ainda mais por essa louca e doce cidade chamada Amsterdam.
Saiba mais
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
ahhh eu nem me arrisquei a pedalar, com ctz ia dar acidente aheuahe imagina, sem bike quase causei, imagina com! sou muito distraida…mas concordo que a experiencia deve ser incrivel!
É uma experiência maravilhosa, te asseguro!