Vale do Loire: muito além dos castelos
Se você já ouviu falar no Vale do Loire, na França, muito provavelmente ouviu falar dos muitos castelos que recheiam aquela região. Eu também já tinha ouvido falar e montei um esquema em que pudesse aproveitar ao máximo os castelos com minha família. Mas chegando lá, percebi imediatamente que a região é abençoada por natureza e vale muito mais do que seus suntuosos castelos.
Montando a base para o Vale do Loire em Amboise
Montei base na cidade de Amboise. E foi uma decisão acertadíssima. Amboise fica às margens do rio Loire, tem seu próprio castelo (de Amboise) dominando toda a paisagem e a cidade em si é linda e superagradável. Ponto dentro.
Outra boa escolha foi o hotel em que ficamos, o Bellevue, que fica exatamente NA FRENTE do castelo (eu abria a janela e via o castelo a 5 metros). O quarto familiar era perfeito: dois quartos e dois banheiros, ou seja, os meninos tinham seu próprio banheiro! Pena que era verão e fazia muito calor na França, eles não têm ar condicionado em lugar nenhum, ou seja, o ventilador que eles arrumaram não deu muito conta do recado.
A casa de Leonardo da Vinci
Amboise foi o lar de Leonardo da Vinci nos últimos anos de sua vida. O túmulo dele fica no castelo de Amboise, mas a casa dele é outro castelo a uns 800 metros, o Clos Lucé, transformado num supermuseudas obras do gênio. As dezenas de invenções de da Vinci estão espalhadas pelo agradabilíssimo jardim, com direito a pedalinho inventado por ele, pontes, patos, pavões e um delicioso restaurante no meio do jardim, o La Table du Moulin, onde almoçamos (fiquei sabendo que fecha no inverno). O Clos Lucé é passeio imperdível em Amboise.
Visitamos ainda o Castelo de Chenonceau, que fica a uns 25km de Amboise. Lotado de turistas, quase não dava para andar. Tem muitas excursões que saem bate-e-volta de Paris para conhecer o maior número de castelos por minuto. De repente, me bateu uma certeza: eu não queria visitar mais nenhum castelo, porque quem viu um, viu todos, na minha opinião. Os meninos também não podiam nem ouvir falar de castelos, então fomos fazer outros programas.
Outras atrações além dos castelos
As crianças insistiram muito e fomos visitar o Grand Aquarium de Touraine, um aquário bem legal, com peixes enormes de água doce da região, além de jacarés, sapos e tubarões. Os meninos se amarraram. Fica a uns 10 km de Amboise.
A região do Loire também é famosa por seus vinhos, principalmente os brancos, que junto com os rosés foi o que tomamos nesse verão francês. Então claro que fomos visitar uma vinícola. Fomos na Montlouis, fizemos passeio de graça com audioguia, tivemos degustação e ganhamos brinde depois de comprar um espumante a €5,90 (!!!). Se você quiser passar o dia visitando vinícolas, tem dezenas, muitas, uma ao lado da outra.
Para fechar com chave de ouro o Loire, no nosso último dia em Amboise fez muito calor, e eles montaram uma feirinha no meio da rua, com muita comida e bebida. Queijos e salames de todo tipo, vinhos rosés e cervejas artesanais, até um sanduíche de foie gras nós encontramos nessa feira. Já eram 8 da noite, mas o sol brilhava forte. Deixei o Loire com uma fortíssima impressão de que quero voltar… Mas sem castelos.
Links Relacionados
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
que lugar retardado de bonito!! realmente dá pra passar algumas tardes bem gostosas tomando um vinho na beira desse rio ai né! olha o tom do sol na parede do castelo!
Lindo demais… E o vinho rosé ou branco, naquele calor do verão francês é tudo de bom