Foram 18 km de trilha (9km pra ir e 9km pra voltar). Um céu azulíssimo, sem nenhum vento, nenhuma nuvem, deixando o Cerro Torre aberto e à vista o tempo todo, o que é bem raro. Fizemos a trilha em janeiro de 2019, pleno verão, mas o tempo na Patagônia é maluco, no dia seguinte a esse amanheceu um vento absurdo e a temperatura baixou pra zero grau.
A trilha do Cerro Torre começa bem na cidade de El Chaltén, na Patagônia Argentina, bem na frente do maravilhoso loft em que ficamos, o Andino Aparts. Pesquise outras hospedagens em El Chaltén.
Dá pra ter uma vista linda de El Chaltén já no comecinho da trilha.



Veja aí no gráfico do Strava que a altimetria já começa punk. Claro, as paisagens maravilhosas devem ser precedidas por algum sacrifício né?
Veja que maravilha no vídeo que fiz…
Cerro Torre com crianças
Éramos 3 famílias, cada uma com um casal e 2 crianças/adolescentes (de 10 a 14 anos). A trilha é bem sinalizada, inclusive mostrando quantos km faltavam, não sei se era bom ou ruim kkkk.

Os meninos começaram empolgados a trilha, e – te confesso – não reclamaram quase nada durante o caminho. A cada hora, o Cerro Torre aparecia todo majestoso na nossa frente, pronto para nossas milhares de fotos. Foram 2h41m de caminhada só de ida. Essa paisagem maravilhosa empolga demais!




A chegada à Laguna Torre
Chegando à Laguna Torre temos que subir mais uma elevação para vermos essa paisagem da laguna e o Cerro Torre atrás, com todo seu esplendor. Há 15 anos, quando fui a El Chaltén pela primeira vez, ventava tanto que não consegui ficar em pé ali. Olha que diferença.







E os icebergs passeando livremente dentro do lago? O Léo ficou bravo porque não deixei ele subir em um iceberg (!!!).
Água, comida e banheiro

No caminho, cruzamos com alguns riachos onde dava pra pegar água pra beber. Que delícia!
Depois de admirarmos a Laguna Torre, voltamos cerca de 1km até o acampamento Agostini. Lá tinha mais um riacho, muitas barracas, muita sombra, um lugar agradável pra fazer um piquenique. Os meninos tinham levado fogareiro e comemos um macarrão delicioso!!! Lá também tinha banheiro, a indicação era que os visitantes usassem o banheiro para não sujar o ambiente, eu fiz isso mas confesso que quase vomitei! Eca! O banheiro tinha um buraco no chão, imagina a sujeira!
Mas na trilha, em alguns mirantes, achamos uns banheiros mais limpinhos.

A volta da Laguna Torre
A volta é sempre mais rápida que a ida, sem muitas fotos e com muita pressa de chegar. Mas o dia valeu demais, coisa abençoada um dia morno e sem nuvens como aquele!
Outras trilhas em El Chaltén
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com







Imagino a farra que foi trilhar com essa galerinha. El Chalten é super bacana e a trilha para laguna é ótima
Demais, né? Lugar incrível
Uma trilha incrível dessas, com céu azul, sem nenhum vento e sem uma nuvenzinha sequer é muita benção!
A Trilha Laguna Torre é um sonho e que bom que os meninos foram de boa! Amei a foto das amigas! Show!
Foi realmente um dia abençoado!
Belíssima essa trilha Laguna Torre em El Chaltén, mas achei bem puxada a altimetria. Com certeza não seria programa para fazer com filho de 8 anos. Mas eu fiquei bem interessada. Adoro esse tipo de programa!
As crianças conseguem melhor do que nós!
Que legal o seu post! Acho muito importante mostrar que viajar é possível com crianças e adolescentes, além de ir para a Disney. Gostei de todas as dicas, um lindo programa. Também fico em dúvida se é bom ou ruim as placas irem mostrando quantos km faltam na trilha rsrs
Com certeza! Essas viagens ficam na memória o resto da vida!
Amo fazer trilha é fiz diversas e estava procurando uma nova aventura para fazer na Patagônia Argentina, adoro sua dica do El Chaltén, está barato viajar por aí né?
Bem mais barato do que a Europa kkkk. E o vinho tá com preço ótimo