Os vários muros de Berlim

Muro de Berlim
Conte pros seus amigos
Share

Confesso que fiquei bastante impressionada com Berlim. A realidade do muro que dividia a cidade sempre me intrigou, e eu estava no final do ensino médio quando aconteceu a queda do Muro de Berlim, em 1989.

O Muro de Berlim sempre pairou como uma história inacreditável para mim. Afinal, uma cidade dividida no meio, famílias sem poder se ver por décadas, que coisa mais bizarra.

Então, visitei Berlim em setembro de 2018. E descobri que o muro, mesmo tanto tempo depois, continua bastante presente na capital alemã. Os alemães não deixam seu povo esquecer a história, para que os erros do passado não se repitam.

Topografia do Terror

Eu fiquei hospedada num lugar privilegiado, o Novotel Berlim Potsdamer Platz. Ele ficava a um quarteirão da Topografia do Terror, um museu que mostra GRANDE PARTE da história do nazismo, da guerra e do muro. E, lá fora, bem em frente, encontra-se um dos trechos mais bem preservados do Muro de Berlim, também com fotos e dados mostrando um pouco dessa história impressionante.

Eu fiquei emocionada e impressionada com tudo aquilo. Não é possível visitar Berlim sem conhecer esses lugares.

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Muro de Berlim Topografia do Terror - Berlim

Topografia do Terror - Berlim

O Museu da Topografia do Terror é gratuito, aberto todos os dias das 10h às 20h. Certamente, vale a pena dedicar cerca de 2 horas para visitar todo o espaço.

Muro de Berlim

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie fica a um quarteirão da Topografia do Terror. Ou seja, dá pra fazer tudo a pé.

O Checkpoint Charlie foi o ponto de passagem mais conhecido durante a Guerra Fria. Era um dos poucos espaços onde os cidadãos podiam ir de Berlim Ocidental a Berlim Oriental, claro que cercado de arames farpados, soldados armados e cães. Ali foi espaço também onde aconteceram vários assassinatos de pessoas que tentaram fugir de Berlim Oriental.

O Checkpoint Charlie hoje em dia é uma festa para os turistas. Tem uma réplica dessa cabine do checkpoint no meio da rua, onde a galera tira fotos com a frase “Você está deixando o setor americano”. Bem ali na frente tem o Checkpoint Charlie Museum, que eu não visitei. Tem também outros pedaços do muro de Berlim, inclusive com vendedores de rua vendendo artigos interessantíssimos, como máscara da época da guerra, que eu comprei pro Léo e foi sucesso total tanto em casa quanto na escola.

Checkpoint Charlie - Berlim

Checkpoint Charlie - Berlim

Também tem pedaços do muro sendo vendido por camelôs e em lojas de souvenirs, mas fico na dúvida que tenha sobrado tanto pedaço de muro que não acaba nunca kkkk. Mas comprei um mesmo assim. Tem livros sobre o Muro sendo vendidos também, eu adorei, comprei um também (vocês viram que eu adoro esse tema, né?).

Em vários locais de Berlim, se você olhar para o chão, vai ter uma marcação dizendo que ali se localizava o muro de Berlim.

Saiba mais

Outros hotéis em Berlim 


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share

Um comentário

  1. Rosimeri

    Muro de Berlin é uma história triste e agora interessante ao mesmo tempo.

  2. Cynara Vianna

    Berlim é uma cidade com uma carga histórica/ social muito forte, é comum sairmos de determinado ponto turístico com um nó na garganta, me isso faz parte da história e quem gosta de conhecê-la mais passa por isso. Não fomos ao Museu da Topografia do Terror, uma pena, ma anotei para quando voltarmos.

  3. Gabriela Torrezani

    Caramba, quando fui a Berlim passei batido pelo Museu da Topografia do Terror, agora quero voltar e fazer a visita! com certeza serão 2 horas muito bem gastas…

  4. Carla Mota

    A história de Berlim é apaixonante. Não é bonita mas é real e este muro é uma das faces mais visíveis da segregação social que o Homem consegue fazer.

  5. Ana Carolina

    Muito bom o texto sobre o muro de Berlim e sua história triste. E é saber que existia uma passagem e que hoje é uma atração turística, pois quando for a Berlim com certeza ela estará no meu roteiro.

    1. Adriana Magalhães

      O Muro é parte presente em toda Berlim, mesmo que não esteja mais lá

  6. Luciana Rodrigues

    Fiquei bem impressionada em ter visto vários trechos do muro pela cidade. E pessoalmente tb nao acho que ainda existam assim tantos pedaços de mudo para vender, não kkkkk

    1. Adriana Magalhães

      Pois é… Pra mim, já deve ter acabado há muito tempo qualquer pedaço do muro kkkk

  7. Fabíola Moura

    Imagino que visitar essa parte de Berlim deve ser uma experiência única. Ver de perto essa história deve ser marcante. Agora essa história de camelô vendendo pedaço do muro, sei não viu?! Kkkk, eu não compraria com certeza, rs.

    1. Adriana Magalhães

      Eu comprei uma parte no muro numa loja, mas não coloco a minha mão no fogo pela autenticidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.