Este post é de autoria do meu marido/colaborador Bruno Lourenço, especialista/apreciador/degustador/fanático pelas cervejas artesanais. Tenho certeza de que você vai tomar uma depois de ler o post.

O mercado de cervejas artesanais está bombando. Então quando a gente viaja não pode perder a oportunidade de provar produtos locais, conversar com os personagens dessa onda que é mundial e descobrir lugares novos. E neste post vou falar de Minas Gerais, terra da boa cachaça e… de boas cervejas também.
Na capital Belo Horizonte temos a cervejaria Backer e a Walls, já bem estabelecidas e com excelentes brejas e possibilidade de visitas, degustação e refeições.
Cervejas artesanais do interior de Minas
São João del-Rei
Além de BH há várias outras possibilidades de conhecer o artesanato cervejeiro mineiro. Fui pra um casamento em São João del-Rei (lei municipal de 2008 fixou essa grafia) e não demorei pra encontrar uma bela amostra do talento de Minas para comidas e bebidas.
Foi no Empório Del Rei que conheci e me encantei pela American IPA da Loba. Tomei um chope, passeei pela cidade, voltei pra outro chope, almocei e depois lá estava eu tomando outro copo dessa cerveja de Santana dos Montes, cidade a cerca de 100 km de São João.

O almoço, aliás, foi na Taberna D’Omar, da qual já falamos aqui no blog, onde tomei a cerveja Timboo, de Matias Barbosa, terra de meu avô paterno. A Timboo tem um pub com várias torneiras em Juiz de Fora. Na Taberna D’Omar ainda provei uma Belgian Pale Ale e uma Helles da Libertastes, cervejaria comandada por são-joanenses.
Tiradentes
Depois do casório em São João tomamos o rumo de Tiradentes. Na pizzaria Noi Tre, experimentei a Pale Ale da Loba, além de uma IPA, uma Strong Bitter e uma Blonde Ale da Krug. Essa cervejaria de Nova Lima se diz a primeira micro artesanal de MG, e oferece a possibilidade de visitação.
Na cidade do mártir da Inconfidência também tomamos uma lager, da Tiradentes Haus Bier, no chamado Boteco da Fábrica, lugar bem agradável, por sinal.
Tiradentes sedia agora, de 4 a 7 de maio, mais um TremBier, Festival de cervejas artesanais. Mais um bom motivo pra se estar na cidade.
As artesanais de São Lourenço
De Tiradentes seguimos para o Circuito das Águas, mais precisamente, São Lourenço. E nosso hotel ficava a cem metros de uma grata surpresa, o Circuito das Cervejas. O lugar tem uma ampla variedade de cervejas, mais de 250 rótulos, vários de Minas Gerais, como as cervas da Falke Bier, de Ribeirão das Neves, e Joia Mesquita, de Lavras.
A comida do Circuito das Cervejas é tão boa quanto as cervejas, não à toa o lugar é o melhor restaurante de São Lourenço pelo TripAdvisor. Como é de frente pro Parque das Águas, vai ser difícil passar essa oportunidade pra quem estiver turistando em São Lourenço.


Saindo um pouco do tema do post, outro lugar que recomendo e que combina bem com uma boa breja é a cafeteria Unique , a número 2 de São Lourenço pelo TripAdvisor. Café simplesmente espetacular de Carmo de Minas, cidade que deve dividir com a também mineira Cristina a honraria de melhor café do mundo.
As cervejas artesanais de Ouro Preto
Com um aperto no coração deixei o Circuito das Cervejas (e das Águas também) e tomei o rumo de Ouro Preto. Ali é a terra da Ouropretana e de lugares como o Acaso 85, que tinha a Capistrana, de Diamantina, para oferecer.
Minas Gerais não decepciona, nunca…
* Não, eu não tenho memória boa pra guardar cervejas e lugares. Por isso uso o aplicativo Untappd. Recomendo.
Veja também
- Roteiro de cervejas artesanais em Brasília
- Taberna d’Omar em São João del-Rei
- Onde comer em Ouro Preto
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!
⇒⇒ Booking do blog Atravessar Fronteiras
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!
Booking.com






Venha mais aqui pro sul de Minas! Aqui em Aiuruoca tem umas boas também: Bella Flora, Tabu, Nativas da Serra, Estrella Matutina e olha que a cidade é pequenininha!
Que legal, ótima dica! Já anotei!
Antes de mais nada queria dizer que realmente fiquei com vontade de tomar uma depois desse post! haha! =)
Também amo muito uma boa cerveja artesanal, ainda mais as mineiras! Mas ainda não provei essas que ele citou.
Fiquei com vontade de conhecer essa Trembier! Tem todo ano? Deve ser fantástico!
Adorei o circuito das cervejas! haha! Fiquei com muita vontade de copiar! =)
Minas Gerais realmente não decepciona. Nem pelas cervejas, nem pelas cachaças, nem pelo pão de queijo e nem nada! haha! Minas é demais!
Amei o post e preciso dizer que to baixando esse app que você indicou! haha!
Minas é tudo de bom em todos os aspectos mesmo, né?!!!
Bruno do céu! Fiquei BABANDO nesse post! Amo cerveja artesanar, amo Minas Gerais… não tem como ficar melhor! Na minha próxima viagem pra MG farei a rota das cervejas 😉
Você vai amar, tenho certeza!
Cerveja artesanal é uma paixão pra mim, sempre que posso experimento diferentes. Minas é um paraíso nesse quesito, sendo casa de cervejas de excelente qualidade. Ótimo post!
Nossa que maravilha de reportagem, só de ler da água na boca!
Uma delícia mesmo, né? Que bom que você gostou!
Nossa, não fazia ideia que em MG tinha tanta cerveja e olha que eu sou mineira. Sinal de que faz muito tempo que não visito minha terra. Preciso voltar urgente e levar meu namorado que adora cerveja.
Precisa sim!!! Ele vai amar!
Puxa Adriana adorei o post e especialmente a dica do App. Também sou uma apreciadora de cervejas artesanais e vou tentar usá-lo aqui na Itália onde essa moda também chegou
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Legal, Dani. Espero que funcione aí também
A cerveja artesanal de Ouro Preto, Ouropretana, e muito boa mesmo. Agora, näo sabia que em Sao Joao Del Rei eles tambem tinham cerveja artesanal. Legal saber!
Pois é. Há muito em Minas a ser explorado, né?
Nao tomei uma depois de ler porque precisava dirigir rsrs
Já que seu colaborador adora cervejas, uma sugestào seria escrever sobre as artesanais que se mantêm fiéis aos ingredientes básicos da cerveja, pois a maioria das cervejas nacionais industrializadas adicionam grãos, é só ler os rótulos…
Legal! boa dica. Vou passar pra ele
As cervejas artesanais estão com tudo né? Sabia da tradição mineira na produção de cachaça, as cervejas agora estão agora chegando pra ficar. Muito legal o post.
Que bom que você gostou!
Embora eu não beba, o post ficou muito legal! Parabéns! E os locais, bem, são incríveis, não é mesmo?
São lugares muito legais!
Muito legal o post. Não sou muito fã de cerveja, mas é impressionante esse boom das cervejas artesanais. Uma vez fiz um tour de pubs de cervejas artesanais em Londres e foi bem interessante!
As artesanais são as queridinhas no mundo!
Falha minha, nem sabia que tinha tantas cervejarias artesanais em Minas. E ainda tão bonitas. Fico imaginando como devem ser gostosas essas cervejas…
São realmente muito gostosas!
Eu também procuro prestigiar as cervejas locais e uma que podia entrar é a da Serra da canastra fabricada na Pousada beira de Mato. Deliciosa e vai super bem com o queijinho canastra rss
Essa ainda precisamos conhecer… Deve ser uma delícia
Gente!! Que post muito bom!! Nós por aqui em Portugal também estamos a bombar com as “craft beers”, já há bastantes pequenos produtores, gosto muito de apreciar, principalmente as IPAS, curiosamente há um brasileiro aqui meu vizinho que está a produzir e por sinal tem uma black IPA fabulosa, pesquisem aì: Mean sardine, dois corvos, 8ªColina…são marcas portuguesas muito boas também
Legal! Dicas anotadas para quando formos a Portugal!
aí simmm um post beem do meu jeito aheuahe adoooro cerveja artesanal <3 são tantos sabores e combinações que não tem como enjoar!!
Bom demais, né?
Post super bacana!!! Os que amam cerveja devem ler essas dicas.
Pois é… E são muitos os que amam cerveja kkkkk
Eu não bebo cerveja, mas tenho certeza que o maridão iria amar um passeio desses!!!! Dizem que as artesanais são as melhores! Ótimas dicas!
Mostra pra ele então!
Dri, que delícia de post! Depois de ter morado em SC, me apaixonei por cervejas artesanais! Sempre são a melhor opção =) agora preciso fazer um tour cervejeiro por MG tb!
Com certeza!!! Minas é o lugar!
Que interessante! Eu não tomo cerveja, mas quando vejo esses lugares fico com vontade de gostar pra experimentar tudo, hahaha.
Bom demais!
Muito interessante Adriana, para os fanáticos de cervejas posts como esse são uma enciclopédia! Abraços
São mesmo, meu marido adorou escrever!
Adorei o post!!! Não sabia que Minas Gerais tinha tantos lugares que produzem cerveja…
Pois é. As artesanais estão virando uma febre no Brasil
Como cervejeiro caseiro sou suspeito a comentar sobre o assunto. haha
Simplesmente amo cervejas artesanais, e Minas é referência nisso.
Pois é, meu marido ficou impressionado com a qualidade das artesanais mineiras