Há uns anos atrás, se você dissesse que ia passar carnaval em Brasília, todo mundo sabia que você queria só descansar.
Eu, como nunca gostei de descansar no carnaval, ia todo ano pra Salvador nessa época. Foram 15 carnavais em que fiquei correndo atrás do trio na Bahia…
Mas, como eu falei, de uns tempos pra cá…
Brasília está se encontrando como cidade que curte o carnaval. E que sabe fazer carnaval. Quer ver?
Para aproveitar fevereiro, vamos fazer vários posts mostrando que o planalto central sabe, SIM, cair na farra.
Suvaco da Asa: o melhor pré-carnaval de Brasília

Em 2006, um grupo de foliões saudosos da folia do Leão do Norte resolveu frevar atrás de um carrinho de som. No ano seguinte, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, o Suvaco trouxe a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, e já tinha mais de mil foliões atrás do frevo.
Eu descobri o Suvaco em 2009 ou 2010, não lembro direito, e nunca mais deixei de fora do meu calendário carnavalesco. O Suvaco da Asa sempre sai umas duas semanas antes do carnaval.

Onde era o Suvaco da Asa
A folia acontecia sempre no Quiosque da Codorna, entre os bairros do Sudoeste e do Cruzeiro, em Brasília. De manhã até o início da tarde, rola o Suvaquinho, para as crianças se divertirem com fantasias, spray, serpentina e confete, do jeito que manda o carnaval tradicional. As músicas? Marchinhas pernambucanas.
A concentração ficava ali no quiosque até o meio da tarde, quando saíamos pelas ruas do Sudoeste, passando entre os prédios, levando alegria aos moradores e curtindo as janelas e varandas decoradas e muito engraçadas da galera que ficava em casa só curtindo.
Aliás, uma característica do Suvaco é a descontração. Fantasias engraçadíssimas podem ser vistas a cada passo.

Por que o Suvaco mudou de lugar?
A cada ano, o público do Suvaco só aumentou, chegando a 80 mil na última edição realizada no Sudoeste, em 2015. Para não chatear os moradores, que já tinham entrado na justiça contra a realização do evento, a diretoria resolveu mudar por conta própria o espaço para o meio do Eixo Monumental, em frente à Funarte, perto da famosa Torre de TV. Longe de qualquer morador insatisfeito.
Eu, de minha parte, acho que a galera reclama muito por pouco. É um dia só no ano, minha gente! Se não curte a folia, passe o dia em outro lugar! Essa é minha opinião, as pessoas não conseguem mudar um milímetro de sua rotina. #prontofalei
Suvaco da Asa na Funarte
Ano passado, em 2016, o Suvaco rolou na Funarte, debaixo de muita chuva e com muita lama. Eu não fui ao desfile do an
o passado, não me pergunte por que. Não sei como é agora com o novo esquema. Mas no dia 11
de fevereiro estarei lá para conferir.
Suvaco da Asa 2017
Sim!!! Será no dia 11 de fevereiro o Suvaco da Asa de 2017. E lembre-se daquela música
“A chuva tá caindo, e quando a chuva começa eu acabo por perder a cabeça”
Deixa chover, galera! Já é quase um legado do Suvaco a chuva em quase todos os desfiles. Então bora aproveitar a chuva e lavar a alma!
Esse ano, o som fica por conta da orquestra popular Marafreboi, o grupo Patubatê e a Banda Maria Vai Casoutras. São esperados de 80 a 100 mil foliões, de acordo com um dos diretores do evento, Pablo Feitosa.
E vai ainda rolar uma homenagem, que é a surpresa que o Suvaco está preparando para seus foliões.
O Suvaquinho (para as crianças) começa às 10h da manhã e o Suvaco rola a partir das 13h do dia 11 de fevereiro!
Contribua com os blocos alternativos de Brasília!
Para juntar dinheiro e facilitar o carnaval dos blocos alternativos de Brasília, está rolando uma vaquinha coletiva com o site Benfeitoria. Passe lá e contribua. Você ganha agradecimentos nas redes sociais, e, quanto mais contribuir, pode ganhar camisetas e outros brindes.
Aliás, na próxima semana, a partir do dia 6 de fevereiro, estarão sendo vendidas camisetas do Suvaco da Asa no Bar Raízes, na 408 norte, por R$ 40,00.
Saiba mais
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com






Adriana, que animação esse bloco ein? 🙂
Eu adoro o carnaval de rua e se estiver tudo bem planejado, não tem porquê reclamarem, poxa…deixa o povo ser feliz 🙂
Bora ser feliz, minha gente!!! concordo contigo, Simone!
Uhiu….entrei junto na folia!!! Adorei!!
Legal!
Nossa Adriana, como você é animada para Carnaval! Eu sou um fiasco, ha ha ha ha… Não gosto muito dessa movimentação não!
Então, aproveite o Suvaco da Asa no dia 11/2!!!
Beijos
Carolina
Pois é, Carol… Mas você é animadíssima pra corridas, então tá no ganho kkkk
Eu adoro carnaval, mas nem sempre tô no clima. Só que concordo com vc, são poucos dias de folia e de bagunça, quem não gostar que procure outro lugar! Rs
Pois é… são poucos dias e o povo ainda reclama!
Adriana, acredita que já passei vários carnavais em Brasília? Quando eu era criança lembro do meu pai me levando num bloco bem popular na W-3, esqueci o nome.
Este bloco Suvaco parece incrível. Adorei a dica
Era o Pacotão, Carol! Que legal, venha pra cá esse ano!
Que bacana, Alessandra!
Não sabia que rolava bloquinho por Brasília também.
Carnaval é carnaval, né! Também acho que uma vez por ano não precisem reclamar.
Deixem a galera brincar e se divertir! 😉
Pois é, Gabi, mas tem muita gente chata nesse mundo, né?
Beijos
Dri*
Não curto Carnaval mas interessante ver que o carnaval de rua está voltando com força em todo Brasil. Brasília não seria diferente, não é? Boa folia!
Pois é, Lulu!
É muito bom!
Parece ser muito animado mesmo para quem gosta de carnaval!
Bem, eu sou do bloco “fujo do carnaval” kkk
Aproveite bastante, Dri! 😉 Bjs!
Aqui também dá pra fugir, se você não curte. Tem espaço pra todo mundo!
Muito bom saber que os blocos de Carnaval invadem todo o Brasil. Nunca passei Carnaval em Brasília, mas já guardei a dica e compartilharei com meus amigos brasilienses.
Obrigada, Leo. Blocos de carnaval são tudo de bom, né?
Interessante. Um paralelo com minha cidade, Belo Horizonte. Antes quem detestava carnaval ficava por lá, pois não tinha nada. Hoje há vários blocos de rua e está atraindo gente, quem diria?
Pois é, as pessoas estão descobrindo que pular carnaval não custa muito,né?
Muito legal, o Brasil todo está “entrando na folia” os blocos ressurgiram com tudo e tem festa boa de norte a sul. Bom saber sobre os blocos alternativos de Brasilia!
Eu fico empolgada com esses bloquinhos ganhando espaço e seguidores!