Se você vai visitar Brasília em algum domingo ou feriado e gosta de atividades ao ar livre, então não perca essa: curta o Eixão do Lazer.
Mas o que é o Eixão do Lazer?
Sabe aquela curva desenhada por Lúcio Costa que faz com que nossa capital se pareça com um avião? Pois é, o Eixão corta a cidade de norte a sul. Nos dias de trabalho, é lotada de carros indo de um lado para o outro. Mas aos domingos e feriados, tudo muda.
A pista, que tem 15 km no total, fica recheada de bikes, carrinhos de bebê, patins, corredores, cachorros, eventos, vendedores de água de coco. Saem de cena os carros, entra a saúde. Isso há 25 anos. São três pistas de cada lado, mais uma central, cabe todo mundo, um espaço democrático.
O bom do Eixão do Lazer é que, de quase todo lugar onde você estiver no Plano Piloto, dá pra chegar a pé. Da minha casa ao Eixão do Lazer são 300m. Então adivinha onde eu corro aos domingos???
Correndo no Eixão
Eu moro na Asa Norte, e costumo percorrer o eixo norte quase todo, correndo quase sempre uns 10km. O Eixo Norte tem a característica de muitas subidas ou descidas. Não tem jeito, minha casa, na SQN 110, fica bem no fundo de um vale, ou seja, para qualquer lado que eu decida correr, vou ter que subir. Já me acostumei.
No meio do caminho, tem vendedores de água de coco pelo menos a cada 400m, tem uma barraquinha deliciosa de caldo de cana na altura da SQN 105.
E se você quiser continuar, pode seguir caminho quando chega no centro da cidade, descer o Buraco do Tatu (a pista do Eixão que passa debaixo da Rodoviária de Brasília) e seguir correndo até a Asa Sul.
Quantos kms tem o Eixão Sul?
O Eixão Sul, assim como o Norte, tem 7 km de extensão. Diferente do eixão norte, o eixão sul não tem muitas subidas. Mas não se engane. Quando a gente corre até o fim do eixão sul, vai tranquilo. Na volta, é uma subida constante, quase imperceptível no começo, mas no final você fica vendo o Banco Central que não chega nunca!!!!

Eventos no Eixão do Lazer
De uns tempos pra cá, Brasília está marcada por eventos em que as pessoas ocupam os espaços públicos (que são e sempre foram seus) e fazem eventos que reúnem amigos e famílias. No final do eixão norte, já em frente à ponte do Braguetto (que liga o Plano ao Lago Norte e outras cidades), tem um descidão que é ocupado religiosamente pela galera do skate. Eles até colocam cones para deixar umas pistas exclusivas pros skatistas.
Daí, ali perto, no gramado, a galera colocou slackline, brinquedos infláveis para as crianças, de vez em quando rolam food trucks e outros eventos, como o Rock na Ciclovia, que reúne música no meio do gramado, feirinha de artesanato e food trucks. Muito legal.
Além disso, tanto o Eixão Norte quanto o Sul são palco de um dos maiores eventos de gastronomia “de rua” de Brasília, o Chef nos Eixos, que reúne milhares de pessoas em volta de standes de renomados chefs de Brasília com pratos a no máximo R$ 30. Isso tudo no meio do Eixão. Quer coisa melhor?
Veja também
- Brasília fora dos cartões postais
- Brasilienses se apropriam dos seus espaços públicos
- Programas gratuitos em Brasília
- Onde comer em Brasília
Você gosta do nosso blog? Então que tal clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Já deixe nos seus favoritos! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!
Booking.com






Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso
Muito obrigada pelo comentário! Adorei
Dri, tô amando ler tudo o que vc escreveu sobre Bsb!! 😀
Escolhi este post para linká-lo ao que estou escrevendo! Que é exatamente a parte do Eixão do Lazer.
E vamos mandar ver nas postagens sobre nossa querida cidade! <3
ps: Você é brasiliense??
Bjim
Oi Monica, vamos bombar Brasília na rede!!! Só de coisas boas!!!
Sou brasiliense sim! Que bom que você gostou!
Dri, adorei jeito como escreve!!! Deixa a gente super empolgada!!!
Nossa, que legal receber esse elogio! Amei!
Acho o Eixão domingo uma das coisas mais legais de Brasília. A galera realmente curte a cidade!
O post ficou muito legal, parabéns 🙂
Obrigada Camila!!! Eu também acho fantástico. Se lembra quando um político idiota uma vez disse que ia cancelar porque tava causando engarrafamento? O cara anda na contramão da história
Ah como eu amo Brasilia.
Nada como uma cidade planejada e organizada, que respira arquitetura.
Vamos considerar aquele povo “ladrão”que habita os prédios publicos e focar nas pessoas que vivem por lá.
Beijos
Brasilia deveria ser mais organizada… Mas temos coisas muito boas, frutos de um povo legal que mora aqui (tirando os políticos kkkk).
Estou adorando sua série de posts sobre Brasília, não a conhecia, como disse anteriormente, dessa forma. Super interessante todas as dicas e pretendo ir logo à Brasília!
Beijos.
Venha sim! Vai adorar!!!
Adorei o post! Nós adoramos viajar para correr.
Então venha correr no Eixão!!!
Bem interessante o seu post!
Obrigada
Essa questão da ocupação dos espaços públicos é muito legal! Tem sido uma tendência no Brasil e espero que continue crescendo! Adorei o post!
Obrigada, Naná… Há uns 10 anos, essa ocupação não existia. Acho um movimento muito cidadão!
Como é bom viver um pouco mais de Brasília através de seus posts. Que delícia correr na chuva!
Que bom que você gosta, Fábio.. . E a chuva dessa foto aí não foi uma chuva… foi um balde!!!! kkkkk. Lá no Norte o pessoal chama chuva de balde, quando parece que jogaram um balde dagua na sua cabeça. Corri 13km assim nesse dia