Cinco lugares para curtir o Lago Paranoá em Brasília
Quem disse que Brasília não tem praia? Nós temos o Lago Paranoá, que, dentro das suas possibilidades e limitações, substitui o mar no cerrado. Quer ver por que?
Mesmo sem mar, o DF é a quarta unidade da federação com o maior número de barcos no Brasil. Pode conferir. Em qualquer fim de semana ensolarado, o Lago Paranoá se enche de veleiros, lanchas, jet skis, caiaques, SUP e afins. Todos querendo aproveitar o contato com a água. Eu mesma tive veleiro antes dos meus filhos nascerem e era uma delícia preparar a vela no início da manhã e passar o dia sem nenhuma obrigação a não ser admirar a natureza e se deliciar com o vento no rosto. Mas mesmo que você não tenha nenhum desses equipamentos, dá para aproveitar muito o Lago. Para você curtir esse lago que é de todos, você precisa conhecer alguns lugares. Confira no mapa abaixo a localização pelo número.
1 – Pontão do Lago Sul
Um espaço com estacionamento gratuito, muitos restaurantes e calçadão em frente ao lago. Já virou tradição o por-do-sol no Pontão, e as noivas que escolhem esse lugar lindo para eternizarem suas fotos. Nas manhãs de sábado, sempre tem uma competição: seja de travessia de natação no lago, seja de corrida, com largada e chegada ali. Tem parquinho para crianças e, quase todos os fins de semana, feirinhas concorridíssimas. Olha aí abaixo eu supergrávida do meu primeiro filho, Arthur, em 2004.
2 – Praia do Cerrado
Bem em frente ao pontão, do outro lado da pista, fica a Praia do Cerrado. O caminho é de terra, o estacionamento é improvisado, mas é um lugar delicioso para um piquenique ou para esportes lacustres. Tem uma praia mesmo de areia, em frente à Ponte Costa e Silva. Tem aluguel de caiaques, pranchas de SUP, o que faz da praia do cerrado verdadeiramente uma praia. Veja abaixo foto de uma corrida que fiz na Praia do Cerrado.
3 – Península dos Ministros
você certamente já ouviu falar do endereço onde moram as figuras mais importantes da política brasileira. Mas a península dos ministros é muito mais do que um monte de casas cinematográficas de gente importante. Ali, no finalzinho da península, que fica na QL 12 do Lago Sul, tem um parque à beira lago, que ficou um tempo fechado mas foi obrigado judicialmente a reabrir (sim, em Brasília tem gente que acha que é dona do Lago). Ali, você encontra o melhor espaço do DF para treinar kite surf, tem muita gente treinando natação e correr pelas margens do lago ali é uma delícia. As pessoas também aproveitam para trazer cachorros e deixarem os animais se divertirem brincando dentro dágua.
4 – Calçadão do Lago Norte
Do outro lado da cidade, fica o calçadão do Lago Norte. Também dá para alugar caiaque e SUP de frente à ponte do Braghetto, que dá acesso ao Lago Norte. O fim de tarde por ali é uma delícia… Olha aí abaixo que lindo enquanto eu participava de uma corrida que dava volta ao Lago Paranoá e passava pelo calçadão.
5 – Ermida Dom Bosco
esse já é um lugar um pouco distante do centro, mas por isso mesmo é um lugar especial. Lá no fim do Lago Sul fica a Ermida Dom Bosco, onde tem uma capelinha para lembrar o sonho de Dom Bosco, que teve uma visão profética de Brasília em sonhos, situando nossa cidade até mesmo no local exato (paralelos) onde seria edificada, às margens de um lago. Nada mais justo do que dar a Dom Bosco um memorial em frente ao lago com uma visão maravilhosa de nossa cidade. Ali de vez em quando acontecem feiras gastronômicas bem legais, dá para nadar na prainha, dá para correr no parque da Ermida (com subidas super íngremes), dá para curtir um crepúsculo espetacular. Só não dá para perder… um pôr-do-sol desses…
Mais dicas de Brasília?
- Conheça o Parque Olhos d’Água
- Igrejinha
- A Praia de Brasília, pelo blog Ensaios de Viagem
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com