Brasília

Lago Oeste: novo polo de turismo rural em Brasília

set 17, 2021 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

O Lago Oeste é uma região no DF que está passando por um processo esmerado de desenvolvimento conjunto. É uma área rural na beira de um vale com paisagens lindas, cachoeiras, etc. O Lago Oeste fica a cerca de 30km do centro de Brasília, alguns empreendimentos são mais distantes, outros mais perto. 

Percebendo todo o potencial do local, os empreendedores locais se juntaram numa proposta chamada Viva Lago Oeste. São lojas de produtos naturais, restaurantes, cervejarias, locais para trilha e cachoeiras, hospedagem que se uniram e estão ajudando uns aos outros num roteiro de turismo rural. 

Roteiro Viva Cerrado

No dia 4 de setembro de 2021, eu e Bruno participamos do #roteirovivacerrado, evento pioneiro organizado pelo @vivalagooeste.

Trilha do Calango

Começamos o dia cedinho numa experiência sensorial na Trilha do CalangoDepois de alguns kms de estrada de chão, chegamos à casa da Trilha do Calango, onde o Júnior, dono do local, nos deu uma venda para os olhos e nos guiou. Quando ele pediu para tirarmos a venda, nos deparamos com uma belíssima paisagem de cerrado com um vale maravilhoso à frente.

Paisagem da Trilha do Calango – Lago Oeste/DF

Coisa linda!!! Tomamos café da manhã com deliciosos produtos do cerrado, o grupo tinha 20 pessoas no total. Em seguida, a empolgada Ludmila, esposa do Júnior, começou a nos dar uma verdadeira aula do cerrado. Pedia para colocarmos as vendas e ia passando em nossas mãos folhas e frutos do cerrado, como o baru. O amor da Ludmila pelo cerrado é CONTAGIANTE. 

Café da manhã na Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Vila das abelhas

Começamos a trilha do Calango pela Vila das Abelhas sem Ferrão. Gente, é uma vila mesmo, com casinhas pintadas para as abelhas sem ferrão nativas daqui. Jataí, Mandaguari, Moça Preta, Mirim. A Ludmila ia nos explicando tudo com sua típica empolgação e depois nos ofereceu mel de duas dessas espécies, que delicinha!!!!

Vila das Abelhas sem Ferrão - Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Vila das Abelhas sem Ferrão - Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Vila das Abelhas sem Ferrão - Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Vila das Abelhas sem Ferrão - Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Parada para sorvete de frutos do cerrado

Continuamos na trilha num calor danado da seca de setembro. E no meio da trilha eles nos ofereceram sorvete de frutos do cerrado, um era de castanha de baru e o outro eu me esqueci (hahahaha),  mas estavam deliciosos!

Passamos também por duas cabanas que eles alugam, uma totalmente roots sem janelas, paredes nem portas, mas com banheiro com a vista mais maravilhosa do cerrado!!!!

E o outro também era no meio do cerrado, mas já tinha mais conforto. Ambos com piscinas de água natural. Lá na sede também alugam outros quartos para hospedagem. 

Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Trilha do Calango - Lago Oeste/DF

Brasis Restaurante

Saímos de lá por volta do meio-dia e seguimos para o Restaurante Brasis. Eu já tinha ido lá uma vez e fiquei encantada, veja o post aqui.  Nesse dia, o menu era fechado e sentamos com uma galera muito legal que estava fazendo o roteiro conosco. 

A entrada era tulipa de frango empanada na farofa de açaí, com maionese de pequi. O prato principal era um filé mignon ao molho de pimenta macaco, com risoto de pupunha e tamarindo, além de farofa de baru crocante. E a sobremesa foi um bolo cremoso de milho e pequi com sorvete de cagaita da Bernadete e calda de jabuticaba. Gente, tava tudo DIVINO. E ainda acompanhado por um drink de cajuína com cachaça, com pedaços de caju enfeitando o copo, que coisa maravilhosa!!!

Restaurante Brasis

Restaurante Brasis

Cachoeiras no Sítio Titara

Em seguida, fomos para o terceiro ponto do roteiro: o Sítio Titara que já fica um pouco mais distante, cerca de 20km do restaurante. As paisagens maravilhosas de serra no caminho me faziam duvidar se eu estava realmente no DF. Chegamos lá e já seguimos uma trilha com sol forte na cabeça pra chegar na Cachoeira Titara, um banho delicioso depois de tanto calor.

Cachoeira Titara - Lago Oeste/DF

Cachoeira Titara - Lago Oeste/DF

Cachoeira Titara - Lago Oeste/DF

Voltamos para a sede do sítio, onde eles têm restaurante e espaços para camping, além de chalés e apartamentos para hospedagem. Tudo muito rural, com vacas e cavalos. O pessoal do Sítio Titara preparou para nosso grupo um piquenique no gramado ao pôr do sol. Muita comida boa (o dia foi de comilança intensa hahaha).

Pôr do sol com piquenique no Sítio Titara

Pense numa pessoa que terminou o dia feliz!

Serviço

Esse passeio foi piloto, o primeiro com esse esquema. Cada pessoa pagou R$ 240 com tudo incluído, menos as bebidas do almoço. Achei muito justo o valor e digo: valeu demais a pena!!!!

 

Conte pros seus amigos
Share