Quando eu falo para as pessoas que moro em Brasília, muita gente me responde: “faz muito calor lá, né?”.
Não sei por que Brasília passa essa impressão. E minha resposta é: faz menos calor do que a maioria das cidades brasileiras.
Fonte: CLIMATE-DATA.ORG
A beleza e as dores da seca
Aqui em Brasília, temos a estação seca bem definida. Começa a parar de chover em maio. Em junho ou julho, é totalmente improvável que chova. Em junho e julho, faz frio em Brasília.
Frio e seca em Brasília – junho e julho
Claro que não tem nada parecido com o frio de Curitiba em Brasília. Em alguns anos, passo mais de um mês indo trabalhar de calça, casaco e bota. E fico o dia todo de casaco. E durmo de meia e cobertor. A temperatura mínima de manhã cedo nesses meses chega a 9 ou 10 graus. Eu, que corro antes das 7 horas da manhã, pego um frio danado.
O legal da época de seca é que você pode organizar qualquer evento sem medo de chuva. Se chover, é porque você é muito azarado mesmo (kkkk).
O ruim da época de seca é justamente aguentar a secura. Viver em Brasília não é pros fracos. Conheço muita gente que veio visitar Brasília nessa época e teve que voltar mais cedo, porque o nariz não parava de sangrar, ou porque teve alguma doença respiratória, que lota os hospitais aqui.
Ah! Os ipês!
Outra coisa linda da seca são os ipês: os roxos começam a florescer no início da seca, entre junho e julho, depois vêm os amarelos e finalmente os meus preferidos: os brancos. Depois começam a segunda florada (em volume menor). A chegada dos ipês é um festival de felicidade na capital federal, em cada árvore florida sempre tem várias pessoas em volta fotografando, querendo imortalizar essas bênçãos dos céus…
Calor e seca – agosto e setembro
Assim como o frio chega de repente em Brasília, ele vai embora. Em agosto, passamos de máximas de 22, 23 graus, para máxima de 30 graus. Com aquela secura, fica difícil viver. Você nunca vai ver temperaturas muito maiores do que isso em Brasília. Mas como estamos a 1000 metros de altitude, o sol é mais ardido. Geralmente, a seca se estende pelo mês de agosto, às vezes só chove no final de setembro.
Nesses anos em que a seca é braba, fica bem difícil aguentar agosto e setembro. O céu fica com névoa seca o tempo todo, muita queimada. Muito calor. É sempre um espetáculo legal ver a reação das pessoas às primeiras gotas de chuva depois de 3 meses de seca. A galera sai às ruas, põe a mão pra fora do carro, posta a chuva nas redes sociais. Na TV e no jornal, só se fala disso. Parece uma novidade de outro mundo! Mas é só a natureza mostrando a sua cara, minha gente! Brasília tem disso!
Chuvaaaaa!
Depois, assim que acaba a seca, começa a chover em Brasília até não parar mais. Em novembro, por exemplo, é meu aniversário. Nunca passei um aniversário sem chuva. Se você for fazer qualquer festa, prepare-se para alugar toldos e afins. Chove MUITO nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Já peguei um carnaval em que choveu o tempo todo (mesmo assim nos divertimos muito).
As temperaturas se mantém com manhãs a 18/20 graus e à tarde passa um pouco dos 30. Mas pode esfriar um pouquinho, devido ao volume de chuvas. Aqui em Brasília, não tem aquela chuva quente como no Norte ou Nordeste.
Daí em março e abril, as chuvas começam a rarear. E começa todo o ciclo novamente.
Blogagem coletiva
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, em que outros blogueiros de viagem dão dicas são estações do ano em vários lugares do Brasil e do mundo.
- Destinos Por Onde Andei… – Inverno no Chile: um dia em Embalse el Yeso
- Mulher Casada Viaja – Outono na Alemanha e Vizinhos para Curtir o Melhor da Estação
- Viaje na Web – Viajando para Nova York no outono
- Tripping Unicorn – Montreal no inverno
- Turista FullTime – Outono na Holanda: como se preparar para a sua viagem?
- Let’s Fly Away – Viagem pela sakura no Japão
- Cantinho de Ná – Inverno e verão nos Estados Unidos: o que esperar
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
Engraçado que em São Paulo sinto menos frio nos meses de junho e julho como sinto em Brasília. Aqui, por causa da sequidão, o frio da madrugada arde! kkk E por incrível que pareça, em maio deste ano fez 1,4°C de madrugada na cidade do Gama – DF. Brasília nesse período realmente castiga os desavisados.
Verdade, tem muita gente que acha que aqui só faz calor. Daí o frio castiga mesmo
Sou dessas: faz muito calor em Brasília, né? obrigada pelas por compartilhar como realmente é, vai ajudar a me planejar quando eu for. Quando eu crescer quero acordar cedo pra correr, como você! ahaha
Hahaha! É uma delícia correr cedo!
Meu irmão mora em Brasília, já fui e todas as épocas do ano e sinto muito quando está seca, meus lábios ressecamento muito e sinto a garganta arranhando. Quando os ipês estão floridos a cidade fica mais linda ainda, minha cunhada e meu irmão ficam mandando fotos pra gente, eles moram aí há um bom tempo e ainda se encantam com as cores. Adoro Brasília.
Realmente, tem muita gente de fora que não consegue conviver com a seca braba de BSB
O tempo em Brasília lembra muito o de Campo Grande. No meio do ano aqui também é muito seco, mas logo em seguida chega a época dos Ipês, que por aqui também são muito lindos.
Muito lindo mesmo. Estive em Campo Grande agora em junho e adorei!
Brasília é desse jeito mesmo! Morei sete anos por aí, na minha adolescência. Mas sempre gostei muito do clima na cidade, quando me mudei pro interior de minas a milhões de anos atrás senti muita falta do clima seco. Logo depois da mudança fica doida com aquela umidade que deixa a gente pregando, me incomodava muito no começo, mas depois acostumei. Agora os ipês são realmente um espetáculo a parte!
Brasília é toda especial, né?
olha só, quase fui pra brasilia na epoca errada aheuahe vou me programar para pegar os ipes beeem floridos! amo ipe, tenho um amarelo aqui na minha casa que está começando a florescer
Você tem que ir na seca pra aproveitar o dia!
Adorei a época que os ipês ficam floridos. Quando retornar darei preferência a esses meses.
Volte sim!
Muito bacana saber esses detalhes! Brasília está na minha lista de cidades a visitar.
Então não perca tempo para conhecer!
Adriana, que legal seu texto! Eu não tinha ideia de que Brasília tinha esta característica de estações tão marcadas. Criada em litoral, onde o clima é quase sempre úmido e quente, tinha realmente a impressão de Brasília ser quente e seca, mas não imaginava as temperaturas mais baixas do inverno nem a estação “da chuvas”. Seu texto foi bem esclarecedor, mesmo.
Adoro correr, mas imagino que correr na época mais seca, não deve ser pros “fracos”, mesmo! Quem sabe um dia ainda não corremos juntas por aí?!
Beijão!
Pois é, Regina. Aqui tudo é extremo: seca ao extremo, chuva ao extremo… VAmos correr juntas sim!
Adriana, muito interessante teu post! Na minha ignorância, não sabia que Brasília era tão seca!
Sabe que minha pior vergonha é de não conhecer Brasília? Embaraçante não conhecer a capital do seu próprio país, né….? 🙈
Então está na hora! Venha conhecer Brasília!
Independente da estação, está na cara que você aproveita muito da capital do Brasil. Ainda não conheço, mas espero que seja na época da floração dos ipês, deve ser a estação mais bonita em Brasília.
Gi, eu realmente amo a minha cidade. Quando você vier por aqui, te mostro as lindezas de Brasília
Ah os ipês!!!! Amo demais essas árvores. Aqui no Rio também temos uma temporada de floração. Brasília tem extremos (seca, chuva) mas é um destino sempre legal de conhecer.
Os ipês são maravilhosos mesmo!