Imagina você estar no meio de uma fazenda. Vendo gado pra todo lado, sentindo o cheiro de fazenda, o ar puro da fazenda. E nesse momento, você veste uma roupa de neoprene, coloca a máscara e o snorkel e sai para mergulhar, nas águas mais transparentes e azuis que você já viu?
Imaginou a cena? Então você já tem uma pequena noção do que é Bonito, o município sul mato-grossense a 250 km de Campo Grande. Eu demorei 45 anos de minha vida para conhecer aquilo que estou considerando como um dos lugares mais interessantes que essa vida viajante já me proporcionou. Pense numa pessoa que voltou APAIXONADA!
O ecoturismo pioneiro em Bonito
Lá na década de 1980, quando ecoturismo era um nome quase desconhecido no Brasil, Bonito já começava a se preocupar com o manejo de suas atividades, com a criação, em 1986, do CONDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente. Foram os primórdios das diretrizes de conservação e turismo sustentável na região. Afinal, um paraíso de águas cristalinas como aquele, com grutas e nascentes, praias e abismos, lagoas misteriosas, se fosse entregue a exploração pura e simples, provavelmente não resistiria até os dias de hoje.
Desde 1995, os passeios em Bonito são tabelados, ou seja, não adianta procurar: os preços são iguais em qualquer agência. Todos os passeios têm um guia turístico acompanhando obrigatoriamente. Todas as atrações têm limitação de visitantes, obedecendo a um plano de manejo. Veja a tabela de preços dos passeios de Bonito.
Nós fizemos os passeios pela Agência Brazil Nature e fomos muito bem atendidos. Eles firmaram parceria com o blog em alguns dos passeios, pela qual agradecemos.
A cidade de Bonito
A cidade de Bonito é uma fofa! Tem menos de 20 mil habitantes. Tem uma praça simpática, com belas luzes penduradas nas árvores e uma fonte em homenagem à maior atração da região: os peixes.
Da praça parte a rua principal de turismo, a Cel. Pilar Rebua, que congrega as lojinhas, sorveterias e restaurantes. Aliás, no quesito restaurantes, Bonito só tem a ensinar. Eu certamente comi muito bem e me surpreendi com sabores diferentes, como a super comum por lá carne de jacaré.
Quando ir a Bonito
Eu fui na terceira semana de junho de 2018. Dizem que é a época ideal para quem quer mergulhar e ver peixes, pois é a estação seca, que vai de maio a agosto. Lembre-se que também é época de inverno, que pode ser bem rigoroso naquela região. Nós pegamos 5 dias de dias de sol lindos, com tardes agradáveis de 24 graus, mas de frio de manhã e à noite (com direito a cobertores). Mas na semana anterior, o que falaram para nós é que a mínima estava em 7 graus, ou seja, as pessoas saíam dos rios e morriam de frio… brrrrrr.
Tivemos sorte. Para quem gosta de cachoeiras, vá na estação chuvosa, entre dezembro e março, mas lembre-se que alguns passeios são cancelados pela chuva.
Hospedagem em Bonito
Ficamos no Hotel Cabanas, que foi uma delícia, um complexo de ecoturismo no meio da mata. Adoramos tanto a natureza exuberante, quanto o atendimento simpático e as cabanas confortáveis. Mas ele não fica no centro, mas a 6km da cidade.
Você pode pesquisar mais hotéis em Bonito aqui.
Um hotel bem avaliado é o Surucuá.
Para opções mais econômicas, considere o Hostel Che Lagarto.
Um dos hotéis mais estilosos de Bonito é o Wetiga.
Quanto tempo ficar em Bonito
Nós ficamos de segunda a sábado e não conseguimos fazer vários passeios. Acho que 7 dias inteiros seria o ideal. Lembre-se de procurar agências em Bonito antes de sua ida, principalmente se você for em alta temporada. Os passeios têm limitação de visitantes, e você pode acabar perdendo algum.
Como se locomover em Bonito
Nós preferimos alugar um carro já no aeroporto de Campo Grande. A estrada para Bonito não é duplicada mas é muito boa, um tapete, linha reta, sem quase nenhuma curva. E lá, você fica mais tranquilo para chegar e sair das atrações, que são acessadas por estradas de terra, mas todas muito boas.
Agora, se eu posso te dar um conselho é: não espere 45 anos, como eu, para conhecer essa maravilha de nosso Brasil.
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
Só para me deixar ainda com mais vontade de conhecer Bonito! ♥
Sou doida para conhecer lá, especialmente para nadar nas águas cristalinas de lá e curtir as cachoeiras!
Ótimas dicas, bom saber sobre esse prato com carne de Jacaré, tenho curiosidade de experimentar ! rss
Legal, Luiza! Tem que marcar logo na agenda, é fantástico!
muito bom saber que os passeios são tabelados, assim nao tem enganação. como n tenho sorte na vida, iria fora da epoca das chuvas pra n ter passeio cancelado vai q ne
Pois é… Adorei os dias azuis do inverno de Bonito!
Que demais! Um dos lugares que eu mais quero conhecer no Brasil é Bonito… Adorei seu post, dá pra entender bem a vibe da viagem!
Vocês não podem deixar de conhecer. É show!
Depois que visitamos a Chapada Diamantina senti que as crianças gostaram da proposta de ecoturismo e fiquei ainda mais motivada pra conhecer esse lugar. Adorei as informações.
Então vocês têm que conhecer Bonito. Eles vão amar
Ah, que lugar delicioso! Esse contraste de fazenda com as grutas e cavernas deve ser apaixonante. Fiquei com muita vontade de conhecer!
Que bom!
Bonito é uma cidadezinha agradável e as dicas para organizar a viagem são ótimas. Você achou que foi bom ficar fora do centro? Atrapalhou algum passeio?
Não atrapalha em nada, porque os passeios todos são fora. Além disso, em 10 minutos de carro, estamos na cidade, pra curtir o centrinho e os restaurantes
Eu sou muito frustrada por não conhecer Bonito ainda! Amei seu post, esse hotel que vocês ficaram parece ser incrível!
Então te aconselho a conhecer. Realmente, um lugar supreendente
Fotos, palavras e paisagens que dão vontade de ir já conhecer este lado menos ‘célebre’ do Brasil! Pena ficar longe, aí do outro lado do Atlântico… mas um dia quem sabe…
Continuação de bons posts de uma colega de profissão de Portugal :))
Ah, Filipa, quando vier por aqui, pense em colocar Bonito no seu roteiro!
Eu sou de Campo Grande, minha vó é de Bonito, cresci lá… Pensa que delícia ler esse post!! =D Bonito é muito gostoso… Um doa melhores passeios é o Boca da Onça, to precisando voltar lá e fazer o rapel no Anhumas kkkkkk Que bom que gostou de lá!!
Livia, e ainda mais apaixonante é a educação das pessoas. Todo mundo simpático naquele lugar, tanto em Bonito quanto em Campo Grande. Adorei de paixão!
Adorei o post! Bonito é incrivel e ler sobre me deu muita vontade de voltar!!
Eu também já quero voltar!
Já tinha ouvido falar bastante de Bonito – inclusive porque o Rio Tietê passa pela cidade e proporciona um passeio agradável de barco.
Mas me surpreendi com as informações desse post em forma de dicas rápidas e práticas!
Tatiana, acho que você está confundindo… o Rio Tietê não passa por Bonito, deve ser outra cidade com nome parecido. Mas de qualquer forma, obrigada!
Um destino menos óbvio a reter para quando um dia conseguir ir ao Brasil 🙂
Boas dicas!
obrigada!