Cristalina: muito mais do que um bate-e-volta
Cristalina fica a apenas 130km de Brasília. A maioria dos brasilienses só conhece a cidade quando passa na estrada em direção ao Rio de Janeiro, por exemplo.
Mas nós do Vem pro Cerrado queremos te mostrar que o cerrado é muito mais do que aquilo que a grande mídia mostra. Então, aceitamos o convite entusiasmado de um dos blogueiros do grupo, o Luciano, do blog Viagem sem Frescura, arrumamos a mochila e rumamos para passar um fim de semana em Cristalina.
Éramos 6 blogueiros de Brasília, além do Luciano, garimpando (desculpe o trocadilho) as belezas do lugar.
A história de Cristalina
Cristalina viveu praticamente dos cristais até a década de 1970. As lojas de cristais da cidade ficavam lotadas de turistas e de pessoas de Embaixadas buscando joias e semi-joias. Hoje em dia, ainda se veem carros de embaixadas, mas os moradores dizem que a fase de bonança passou. A fase dos cristais deu lugar às plantações.
Cristalina é uma cidade essencialmente bucólica, a cara do interior do país. Na lindinha praça principal se encontra a prefeitura e uns ipês maravilhosos. Ainda existem algumas lojas de cristais. Foi construído um Mercado dos Cristais, que reúne algumas lojas e você pode até ver a lapidação do cristal. Eu sugiro a loja da designer Neusa Biacchi, cujas joias são sensacionais.
Atrações naturais em Cristalina
Ali perto de Cristalina eu me surpreendi com várias atrações naturais belíssimas. A incrível Pedra Chapéu do Sol é surpreendente. E tivemos oportunidade também de garimpar cristais diretamente da rocha. Uma experiência inesquecível em Cristalina, que eu conto aqui.
Balneário das Lajes
Imagine um lugar com piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e, ainda por cima, uma boa estrutura de restaurantes e banheiros? Esse é o Balneário das Lajes, que fica a 12km do centro de Cristalina, parte deles rodados em estrada de terra em boas condições.
Só uma ressalva: os donos não proíbem som automotivo na área, no início da manhã o ambiente é tranquilo, mas depois das 11h presenciamos uma guerra de músicas muito altas entre os carros, que eram verdadeiros trios elétricos. Fica a dica para a administração: fazer um levantamento de quem realmente se beneficia com essa liberação da música.
O restaurante de lá serve uma comida caseira bem gostosa. Eles vendem bebidas, mas você pode levar a sua própria.
Serviço Balneário das Lajes
Valor: R$ 15 por dia para passar o dia e R$ 40 a pernoite no camping.
Informações: visite o Cristal Park Hotel! Telefone: (61)3612-5990 – Crianças menores de 10 anos de idade não pagam entrada.
Jeep Club Cristalina
No início da manhã de domingo no Balneário das Lajes, nós fomos brindados com um emocionante e radical passeio de jeep no cerrado. Além de trilhas na mata, os jeeps do Jeep Club de Cristalina nos levaram para andar de jipe no meio da cachoeira. Gente, foi um evento molhado e emocionante. Todo mundo se divertiu. Veja o vídeo abaixo.
Hospedagem em Cristalina
Ficamos hospedados no Cristal Park Hotel, localizado bem em frente à praça principal da cidade. Agradecemos a oportunidade.
Outra opção de Hotel é o Ity Hotel, um pouco mais afastado e recém-construído, tudo novinho. E tem um restaurante maravilhoso, o Ity Restaurante, que também recomendo.
Para outras opções de hospedagem em Cristalina, clique aqui.
Agradecimentos
Agradecemos à prefeitura de Cristalina e, principalmente, à Secretária de Turismo, Sara Biacchi, que foi encantadora nos acompanhando nos passeios.
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
O cerrado brasileiro tem muitos atrativos ainda desconhecido que precisa ser explorado. Cristalina é um desses lugares que vale a pena conhecer.
Que bom que estamos mostrando, né?