“Mamãe, que excursão fantástica é essa que leva a gente pra garimpar?”
A frase entusiasmada partiu do meu filho Léo, de 10 anos, que estava simplesmente enlouquecido com a possibilidade de extrair cristais de um garimpo em Cristalina, cidade goiana a 140km de Brasília.
Estivemos lá agora em outubro, junto com o nosso grupo de blogueiros Vem pro Cerrado. Fizemos um encontro em que o blogueiro Luciano, do blog Viagem sem Frescura, organizou uma série de eventos que me fizeram ficar apaixonada pela região. Olha só o vídeo que fiz de lá.
Diversão para adultos e crianças
E essa visita ao garimpo foi um grande acontecimento. Não apenas para as crianças presentes, mas todos os adultos se encantaram de poder subir nas pedras e garimpar pequenos pedaços de cristal. Nem o pozinho branco que grudava em tudo e enchia os sapatos atrapalhou. Naquele espaço parecido com a lua, a galera queria mesmo era garimpar.


O dono do garimpo, seu Eduardo, mais conhecido como Duda, fez questão de nos mostrar cada espaço desse precioso lugar e explicando como se descobre a existência de um veio de cristal na rocha. Ficou entusiasmado ao ver a turma de blogueiros se arrastando pelas paredes de rocha, tentando arrancar o melhor ângulo da foto ou o mesmo o melhor cristal.

Léo voltou pra casa com os bolsos da calça quase rasgando de tantos cristais que ele conseguiu garimpar. Tenho certeza de que a experiência ficará grudada em sua memória por muito tempo.

Para procurar seu Duda e combinar se dá para garimpar, pegue informações no Mercado do Cristal, no centro de Cristalina.
Pedra Chapéu do Sol
O garimpo fica próximo à impressionante Pedra Chapéu do Sol, em Cristalina, a apenas 2km dali.
É inacreditável ver aquela pedra imensa de 13,7 por 6 se apoiando num espacinho de um metro de diâmetro. Como é que não cai?



Eu confesso que tinha ficado com medinho de andar ali por baixo, mas a euforia foi maior. Fiquei pensando: se acontecer um terremoto (bastante improvável no Brasil) bem na hora em que eu estiver embaixo? Mas claro, esse pensamento foi embora rapidinho. Tem até pinturas rupestres na pedra.
Para fazer o passeio, quem dirigiu a van foi Zé Ailton, sempre disposto e sempre alegre. Quem quiser o contato, aí vai: 61 9682-5947.


- Veja a história dessas pedras maravilhosas contadas pelo blog de Cristalina, Viagem sem Frescura.
- O post do Leve sem Destino sobre Cristalina ficou bem completinho. Dá uma olhada.
Encontro Vem pro Cerrado em Cristalina
O Vem pro Cerrado é um grupo de oito blogs que se uniram para mostrar as belezas de nossa região.
Blogs participantes do Vem Pro Cerrado
-
- Atravessar Fronteiras (nós!!!!)
- Leve sem Destino
- Viajante Comum
- Sentidos do Viajar
- Viagem sem Frescura
- Viajante Móvel
- Az Wanderlust
- Turistando no Mundo
Esse encontro em Cristalina é o primeiro grande evento do grupo.
Agradecemos muito o apoio das seguintes instituições:
- Prefeitura de Cristalina
- Balneário das Lajes
- Ity Hotel
- Jeep Club Cristalina
- Cristal Park Hotel
- Fazenda Pedra Chapéu de Sol
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!
Booking.com






Oi adriana, origado pelo post, eu fiquei muito emocionado e estou muito ansioso por visitar Cristalina! Ahh e as fotos estao lindissimas!
Que bom que você gostou! Obrigada pelo retorno!
Amei o POST.
Estou tentando achar algum contato do Duda para que eu possa levar a minha família no garimpo. Mas não acho de jeito nenhum!
Como posso agendar uma visita?
Tenta falar com o luciano, do blog Viagem sem Frescura. Ele tem todos os contatos https://www.instagram.com/viagemsemfrescura/
Esse passeio realmente é excelente para adultos e pra criança nem se fala, com certeza saíram felizes com vários cristais garimpados por eles mesmos. Adorei o post.
Pois é, Sil! Tanto adultos quanto crianças ficaram encantados né?
Que massa esse passeio! Eu ia adorar fazer essa excursão para garimpar. E olha, parece que um ventinho vai derrubar a pedra. Hahaha
Eita, nem vi esse ventinho kkkkk
Que giro este passeio! Nunca tinha ouvido falar deste lugar. A ir quando voltar ao Brasil 😉
Venha sim. Vai adorar!
Essa série do Cerrado está muito bacana e completinha. Parabéns a você e todos os blogs participantes. 🙂
Agora preciso programar uma viagem para aproveitar todas as dicas, né?
Muito obrigada, Eloah! Precisa vir sim… Em 2018 teremos novidades, fique ligada!
Que passeio fantástico!!! Super interessante. E esse cachorro fofo? É do local?
O cachorro é local, sim, chama Coquinho…
Que diferente esse passeio! A criançada deve ter adorado! Eu com certeza iria voltar pra casa com os bolsos cheios de cristais também! hahaha
Minha casa tá cheia de cristais kkkkk
Que passeio incrível, quando eu morava em Brasília passava sempre por Cristalina, mas nunca conheci a cidade de fato, adorei o passeio!
Pois é, Cristalina é pouco divulgada turisticamente. Espero que nossa passagem por lá dê uma força pras pessoas conhecerem as belezas dali
Adorei conhecer Cristalina atrav[es do seu post. Me lembrou a minha inf”ancia quando o meu avo nos levava para conhecer lugares onde podiamos garimpar pedras. Muito legal. Vou levar a minha filha.
As crianças ficam doidas, né?
Acho que eu também ficaria receosa de ir para baixo da pedra do chapéu
hehehehe
E que diversão esse passeio deve ter sido para teus meninos… Fale para o Leo não jogar fora esses cristais!
😉
O Léo guardou tudinho kkkk
Imagino que os rapazes se sentiram como exploradores do faroeste, em busca de riquezas em terra inóspita, haha.
Quanto à inusitada pedra, ia sentir o mesmo que vc, um pico de adrenalina mas arriscaria ainda assim. Afinal já deve estar nessa posição há milhares de anos!
Linda aeventura
Pois é, o passeio foi sensacional!
Muito interessante, hein?! Sou de Goiás e nunca ia pensar em ir fazer turismo em Cristalina… hehehehe. Achei as opções bem divertidas!
Eu também não, Alessandra. Todos os louros foi pro Luciano, que mora lá, apostou no roteiro, e todos nós gostamos!
Que lugar é esse né?! Impressionante tanto o garimpo como a Pedra do sol!!! Super vale a pena conhecer!!!
Adoramos, né, Sylvia???
“Mamãe, que excursão fantástica é essa que leva a gente pra garimpar?” Se minha mãe tivesse lá eu iria dizer a mesma coisa! hahahah! Foi incrível! Senti a emoção em cada parágrafo! Parabéns!
kkkkk. Imaginei você falando isso pra sua mainha! kkkkk