A visita à Mina da Passagem nem consta da maioria dos roteiros turísticos de Ouro Preto, tanto que eu já tinha estado lá umas 10 vezes e não conhecia. Mas é um passeio super mega interessante e recomendo muito que você vá, principalmente se estiver com crianças. É uma aventura e tanto para eles.
Descendo a mina num trolley
A mina da Passagem é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Para entrar na mina, um carrinho puxado por um cabo de aço, como se fosse um trenzinho, ou trolley, encanta adultos e crianças. O Léo ficou enlouquecido enquanto aguardava o trolley ser puxado de dentro da terra pelo cabo de aço. E a descida? Uma diversão.


Nesse trolley, andamos 315m de extensão dentro da mina, chegando a 120m de profundidade. Sempre acompanhados de guias que explicam tudinho do que estamos vendo, tim-tim por tim-tim.
Chegando dentro da mina, descemos do trolley e começamos a percorrer a pé as galerias altas, amplas da mina. Não se preocupe, você não vai ter que se arrastar, é tudo muito alto e grande lá dentro. E a temperatura é agradável, uns 20 graus, eu levei um casaquinho mas nem usei.

A nossa guia foi explicando as peculiaridades da Mina. Ela foi aberta em 1719 e desativada em 1985, período em que foram retiradas do local 35 toneladas de ouro (!!!). Você consegue imaginar isso?
Enquanto ouvimos as histórias, vamos caminhando pelas galerias e tirando muitas fotos. Quando o passeio chega ao fim, depois de uns 30 ou 40 minutos, somos convidados a entrar no trolley novamente e fazer o caminho contrário. Mais alguns minutos de diversão!
Lá fora tem lojinha vendendo pedras semipreciosas e preciosas – os meninos quiseram comprar umas pedrinhas por R$ 20 reais cada. Também tem um museu e objetos da época em que a mina era ativa.

Mergulho na Mina da Passagem
Agora imagina mergulhar naquelas galerias de minas e encontrar resquícios como picaretas? Isso é possível só para mergulhadores experientes, e nós, os pobres mortais, ficamos limitados a ver a galera se paramentando para entrar na água 100% límpida do lago subterrâneo que existe na Mina da Passagem. A empresa Divegold administra o mergulho na mina.

Como chegar à Mina da Passagem
A Mina da Passagem não fica em Ouro Preto, mas em Mariana, mas as duas cidades são quase coladas, ou seja, é bem perto de Ouro Preto, a uns 7 km do centro.
Para chegar em transporte público, basta pegar o ônibus que vai de Ouro Preto para Mariana (ou vice-versa) e pedir para descer na Mina da Passagem.
Serviço
- Endereço: Rua do Comércio, 492, Mariana – MG – CEP: 35420-000
- Horário: às segundas e terças de 9 às 17 horas, e quartas a domingos de 9 às 17:30 horas.
- Valor: não aceita cartão e seu valor é R$ 50,00 a entrada inteira
Veja também
- Onde comer bem em Ouro Preto
- Reserve hotel em Ouro Preto
- O Parque das Águas de São Lourenço
- Roteiro de 3 dias em Tiradentes
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque esse link booking.com/?aid=850843 nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com






Que passeio delicioso. Deve ser mesmo um programa muito bacana para fazer com a família. Adorei, parabens pelo post.
As crianças adoraram… Eu inclusive!
Que lugarzinho mais interessante! Parece ser um passeio ótimo pra fazer em família! Certeza de um dia super agradável pra todo mundo! Quero conhecer!
Muito legal, Klecia!
que passeio maravilhoso, realmente é um local que deve ser visitado! Lembro me bem de uma gruta que visitamos aí em Minas, mas nunca passamos por uma mina em especial!
É muito legal! Eu adorei!
Nunca tinha ouvido falar de um lugar assim tão legal em Outro Preto. Quero ir com a família toda.
As crianças adoram!
Nossa que passeio interessante. Não fazia idéia da visita a essa mina! Adorei! 🙂
Muito legal, Keul!
Muito bacana sua dica, eu já fui a cidade algumas vezes e nunca visitei essa mina, parece ser bem legal! Abs
Pode ir, a diversão é garantida!
Também achei muito legal esse passeio! É uma mina bem diferente das outras que a gente encontra na região. Dá pra aprender bastante coisa, né?!
Adorei, ainda mais pela aventura. A cara de felicidade do meu filho é impagável!
Muito interessante esse local, Adriana.
Nunca tinha ouvido falar, mas jà favoritei esse post, pois quero muito conhecer!
😉
O meu Léo também vai enlouquecer!!!!
Esses Leozinhos aventureiros…
Que delícia de passeio. Eu quero muito conhecer Ouro Preto e Marina. Já vou correr para ler todas as suas dicas :)))
Não deixe de ir, Eloah, você vai amar a comida daquela terra.