Correr em volta da pampulha: uma malhação turística
Passei um fim de semana em Belo Horizonte, no encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) – que foi maravilhoso, diga-se de passagem, veja aqui o que o blog Compartilhe Viagens escreveu sobre o evento.
Fiquei hospedada no Quality Hotel Pampulha, um lugar muito bom bem próximo à cinematográfica Lagoa da Pampulha. E claro que eu não poderia deixar de dar uma corridinha nas margens da bela Lagoa da Pampulha. Tentando fazer um pouco da volta da Pampulha, que tem exatamente 18km.
Na verdade, correr a volta da Pampulha é um verdadeiro passeio turístico. Isso mesmo, se você quer correr na Pampulha, vá preparado para parar de vez em quando e tirar muitas fotos.
Afinal, você vai correr num Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO agora em julho de 2016.
Do Hotel Quality Suites Pampulha até a Lagoa da Pampulha são menos de 2 km. Eu comecei correndo na Av. Coronel José Dias Bicalho, uma rua residencial que fica do outro lado da Avenida em frente ao hotel. No final dessa avenida Bicalho, tem uma ladeira de responsa que chega no muro do ginásio Mineirinho. Depois disso, você rapidamente despenca desce outra ladeirona para chegar na Lagoa (fiquei apavorada imaginando quando eu tivesse que subir essa ladeira na volta).
Daí, a gente já chega na Pampulha tendo à sua frente a cereja do bolo, as belíssimas curvas da Igreja São Francisco de Assis, o ponto turístico mais conhecido da Pampulha. Mas pera aí…
Por que a Pampulha é um centro turístico de Belo Horizonte?
Quando Juscelino Kubitschek era prefeito de BH, na década de 1940, pediu a seu amigo, o arquiteto Oscar Niemeyer, que transformasse a região no bairro mais lindo do país. Assim nasceu a Pampulha, a 10 km do Centro de Belo Horizonte. Então está explicado o porquê de tantos monumentos espetaculares na volta da Pampulha.
Correndo em volta da Pampulha
Então, voltando lá atrás, a orla da Pampulha é arborizada, tem pista de caminhada e de bike, tem aparelhos de ginástica e os vários monumentos turísticos que vou mencionar aqui.
Igreja de São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha
A bela igrejinha de São Francisco de Assis – a Igrejinha da Pampulha – destaca-se bem no início do trajeto que fiz. Não resisti e tirei várias fotos. Perdi minutos de treino, mas ganhei em sorrisos para o resto do dia.
Ela foi a primeira igreja em estilo moderno construída no Brasil. Tem uma belíssima fachada em painel de azulejos de Portinari e o artista também assina a pintura dentro da igreja. O paisagismo não poderia ser mais belo: assinatura de Burle Marx.
Logo em seguida, tem um mirante que dá para tirar uma foto com a igrejinha e o estádio do Mineirão ao fundo.
Continuando a minha corridinha, passei pela Casa Kubitschek, também assinada por Niemeyer e onde não entrei.
Parque Ecológico da Pampulha e Zoo
Cheguei em frente ao parque Ecológico da Pampulha, onde tem um estacionamento e você acessa por uma ponte. A natureza ali é exuberante, com espelho dágua, áreas para piquenique e tem uma reserva ambiental não aberta ao público. Lá dentro tem o Memorial da Imigração Japonesa.
Continuei margeando o parque ecológico mas … deu a hora de voltar. Não corri os 18km da Volta da Pampulha, mas vou assim mesmo contar pra você o que tem mais por lá…
Depois do Parque Ecológico da Pampulha fica o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, que tem um aquário e um borboletário também.
Museu de Arte da Pampulha
Sete km depois do Zoo, você chega ao maravilhoso Museu de Arte da Pampulha (MAP). Foi lá que aconteceu o primeiro dia do encontro de blogueiros, e não poderiam ter encontrado lugar mais lindo. O Museu de Arte da Pampulha era originalmente um cassino, e vale muito a pena conhecer (depois que você completar seu treino).
Casa do Baile
Bem em frente ao MAP pela Lagoa da Pampulha, mas 2,5km depois pela pista de caminhada, você chega à Casa do Baile. A ideia original era receber bailes e shows, e contava também com um restaurante. Ela foi construída numa ilha artificial ligada por uma pequena ponte. O local recebe exposições temporárias, e lá também são realizados encontros e outros eventos.
Iate Tênis Clube
Chamado originalmente de Iate Golfe Clube, foi projetado para ser um clube público de lazer e esportes. O projeto tinha piscinas, quadras esportivas e o acesso à lagoa para a prática de atividades náuticas, como o remo e a vela. O telhado em forma de V, ou borboleta, destaca-se bastante.
Dois quilômetros depois, bingo!!! Você chega novamente à igrejinha da Pampulha. Está completada a Volta da Pampulha. Você, que vai correr a corrida oficial no primeiro fim de semana de dezembro de 2016, aproveite para agradecer a oportunidade de fazer uma corrida num cenário tão cinematográfico. Eu agradeci!!!
Saiba mais
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Não custa nada pra você é para o blog é uma grande ajuda! Já coloca nos seus favoritos!!! Assim você não esquece.
Booking.com
Que demais!!
A lagoa é linda e correr, andar ou pedalar ao redor dela deve ser lindo. Pena que não deu tempo dessa vez, mas na próxima que voltar para BH já tenho programa!
bjo Dri!
É um programa delicioso!