Nada de roteiro cívico e arquitetônico na capital do país. Aqui vamos falar de um delicioso roteiro de cervejas artesanais e especiais em Brasília. A cada dia, para alegria de muitos, abre mais um bar dedicado a essas cervejas na capital federal (a crise parece não ter atingido o setor). Nestes roteiros, escritos pelo especialista/degustador/apreciador de cerveja Bruno Lourenço, veja que o roteiro dessas cervejas em Brasília pode ser percorrido a pé. Aí eu vi vantagem. Primeiro porque nada de beber e dirigir, hein? Segundo porque os bares ficam num raio de menos de 3km de distância no máximo!
Cervejas artesanais e especiais em Brasília – Começando pelo Baixo Asa Norte
Brasília não ficou de fora do boom das cervejas artesanais. E não há lugar melhor na cidade para curtir cervejas artesanais e especiais em Brasília do que o bairro da Asa Norte. E meu roteiro começa pelo Baixo Asa Norte, que compreende as quadras 408 e 409 norte. Confira no mapa a seguir.
Ali está a pioneira Grote Markt. Quando iniciou as atividades podíamos dizer que era um ponto de cervejas importadas em Brasília. Mas isso mudou com a chegada das cervejarias artesanais nacionais e hoje o Brasil está ali bem representado.
Do outro lado da rua estão o Pinella e o Godofredo, com brejas e petiscos para todos os gostos. Quinhentos metros depois, na 210 norte, está o I Love Beer, também dedicado às cervejas especiais em Brasília. O pub, inaugurado neste ano, é o recordista de torneiras de cervejas – são 30 – garantindo a maior variedade de bebida fresca na cidade.
Três quadras mais ao norte (1 km depois, na quadra 212 norte), está o Empório Soares & Souza. A casa vendia queijos, vinhos e azeites especiais no Lago Norte, mas depois se especializou em cervejas na Asa Norte. É hoje uma referência das cervejas artesanais e especiais em Brasília. Promove eventos como o Saint Patrick’s Day, palestras e harmonizações. O Empório Soares abriu ainda uma filial no Shopping Boulevard, final do bairro, na saída do supermercado, excelente oportunidade de esfriar a cabeça depois das compras.
Duas quadras depois (800 metros de distância), na 214 norte , estão o Santuário e o London Street – um em frente ao outro. O Santuário foi o pioneiro em oferecer torneiras em profusão (12!), há dois anos. Também oferece gratuitamente jarros de água aos frequentadores (ótima iniciativa). Os lemas da cervejaria são: “beba menos, beba melhor” ou “pare de viver uma mentira e comece a beber cerveja de verdade”. O Santuário é a minha preferida cervejaria de Brasília, por juntar bom atendimento, cervejas de grandes marcas, cervejas artesanais da região e rock and roll da melhor qualidade. A casa investe ainda em eventos especiais, como o Saint Patrick’s Day (da Irlanda), Dia do Rei (da Holanda), e Clube do Pint da Guiness.
A cervejaria queridinha
Aliás, o Santuário me fisgou quando, ao voltar de Dublin, fui tomar uma Guiness e fiquei espantado em ver que ela era tirada com o mesmo ritual da Irlanda. Por isso a espuma e o gosto famosos eram rigorosamente os mesmos. Bem em frente está a London Street, inaugurada em 2016 e com a proposta de trazer o clima de um pub londrino para o cerrado. É possível comer o fish and chips com cervas da inglesa Fuller’s e ouvir muito rock. Fica a sugestão de conhecer esses 7 templos cervejeiros a pé, pois são apenas 2,6 quilômetros na parte de baixo do Eixão. Se for beber, não dirija!
Cervejas artesanais e especiais em Brasília – do outro lado do Eixão
Encerro o giro asanortino por três bares nas quadras superiores da Asa Norte que também nasceram em 2016 (crise não ronda as cervejas artesanais, pelo visto). Na 116 norte está o Empório Iracema, simpática casa com duas torneiras e prateleiras cheias de marcas nacionais e importadas. Na 109 norte está mais uma franqueada da Mestre-Cervejeiro.com (inauguração em 6 de outubro). Na 309, a Cuca Bier em breve estará servindo a própria cerveja, que leva o nome do estabelecimento (o bar fechou as portas). Quem quer se aventurar nessa onda é só ficar atento que volta e meia esses lugares oferecem curso de cervejas artesanais.
Cervejas artesanais além da Asa Norte
E se você achou pouco conhecer todas essas cervejarias em Brasília, pode explorar os outros locais, a começar pelo mais novo bairro de Brasília, o Noroeste. Lá o Grote Markt também fincou pé, com o Grote Bier, um pub moderno, que dispõe de cervejas e torneiras com chope fresco (um upgrade em relação ao irmão da Asa Norte, que só dispõe de garrafas e latas).
Dali, um pulo no Curral da Corina, cervejaria artesanal de Brasília, no Setor de Oficinas Norte, pra encher o gráuler aos sábados (infelizmente, a partir dessa aí já não dá para ir a pé). A Corina Pêiu Êiu Linda Leve & Solta é uma fantástica pedida, melhor custo-benefício de uma IPA que conheço.
Do Curral para o Beer Selection, no Setor Hoteleiro Sul, um lugar surpreendentemente aconchegante no centro da capital. E depois para a fábrica da Stadt Bier, Setor de Indústrias Gráficas. Foi lá que tomei minha primeira cerveja made in Brasília. Da Stadt para o Guará, conhecer o Mercadinho Lobão, talvez o maior acervo de cervejas artesanais e especiais de Brasília.
Pra quem não sabe, o Guará fica fora do Plano Piloto, centro da capital. E quanto mais longe da Esplanada, mais barato fica. O mercadinho está sempre com promoções e agora estreou no segmento dos gráuleres com o Lobão on Tap, onde é possível levar pra casa o mais fresco chope artesanal de Brasília. E na cidade mais jovem do quadradinho, Águas Claras, tem o Camberra Cervejas Especiais.
Esta rota cervejeira que engloba Brasília toda tem 51 km (será que não é uma boa ideia?). Então é bom arrumar um amigo da vez pra completá-la sem problemas…
O Bruno Lourenço, autor do post, é muito bairrista e AMA a Asa Norte, cujos pontos etílicos ele frequenta semanalmente. Você pode conhecer algum outro ponto cervejeiro em outro canto de Brasília. Não hesite em deixar a sugestão dele nos comentários. Saúde!!!
Saiba mais
- 12 restaurantes onde comer bem em Brasília
- Noite das mulheres nas quartas-feiras
- Forró de primeira em Brasília
Se for viajar ou fazer compras online, acesse os banners pelo nosso blog. Não custa nada pra você é pra nós é uma grande ajuda!
Booking.com
Tem o Bunker Micropub, um point cervejeiro no Jardim Botânico. Além de quatro torneiras de chope, o pub oferece mais de 50 rótulos nacionais e internacionais, incluindo exemplares de cervejarias do Planalto Central.
Local: Galeria Espaço 257 (ao lado do Jardim Botânico Shopping) – próximo aos condomínios do Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul
Horário de funcionamento: de quarta a sexta, a partir das 17h; sábado, a partir das 12h.
Legal! Vamos ter que refazer o post com essas dicas… Temos que ir lá provar. Que chato, né? kkkkk
Novidade na cidade, temos o Craft B Burger and Beer! Iniciaram com 3 torneiras e uma carta de cervejas locais, nacionais e importadas, com mais de 100 rótulos que estão sempre mudando.
Detalhe: os hambúrgueres são muito bons e tem petiscos excelentes para harmonizar com as cervejas!
Que legal, Sandro. Onde é?
Vou ter que programar uma ida até Brasília para fazer esse roteiro. Adoro uma boa cerveja artesanal.
Com certeza. Quando vier, é só chamar para irmos juntos!
Bom dia, não mencionaram a Parada 21 localizada na 208 sul. O que mais espanta é a variedade de rótulos que eles tem, toda semana tem muita cerva nova. Para amantes de uma boa breja, um ótimo lugar!
òtima dica! Agora vamos ter que conhecer!
Jovem, esse texto é de 2016.
Way cool! Some very valid points! I appreciate
you writing this write-up andd also the rest of the site is extremely good.
Thanks!!!
Oi, Adriana. Fui conhecer o Curral da Corina no último fim de semana. Um galpão despretensioso no SOF Norte se transformou num lugar acolhedor, com cervejas bem gostosas mesmo. Mas o destaque é a carne, bem macia e bem feita. Pena que o povo não tá dando conta de tanta gente e de vez em quando precisa suspender os pedidos de comes pra atender aos que já encomendaram seus pratos. Com o tempo, acho que se preparam melhor. Voltarei lá pra conferir. Parabéns pelo Blog. Bjs
Eu também adoro, mas senti isso da última vez que fui. Tomara que eles se acertem, né? O Bruno vive lá kkkkk
Boa matéria, gostei. Só não vi o nome do depósito Lobão, no Guará II, QE 17( ao lado do Mané das Codornas). Um elenco de rótulos de dar inveja. Não há preocupação com glamour ou status. O foco é no conteúdo. Surpreenda-se!
Legal, Eduardo. Obrigada pela dica! Vamos visitar pra conhecer!
Confesso: não curto muito cerveja MASSSS, depois desse roteirinho, me aventurava ir até Brasília e dar uma chance para a bendita. Acho que começaria já pelo Santuário, já que foi a preferida!!! hahaha
E, realmente, tem que ser a pé. Até porque a distância nem é tanta, né?
Curti demais e tô adorando as dicas de Brasília!!!
Que bom, Day!!! Quando vier, é só me chamar!
Eitha q esse roteiro promete viu! Se perder em Brasilia em meio a este líquido precioso, rsrs… tudo de bom!
Bom demais, né?
Demais! Adorei o roteiro, espero ter um dia sobrando em Brasília para colocá-lo em pratica… Na verdade 2 dias uma pra fazer o roteiro e outro pra descansar um pouco né (ressaca?), rs 😉
É. acho que um dia pra curar ressaca tb é legal!kkkk
Não imaginava que existia um roteiro da cerveja artesanal em Brasília. Quando voltar a capital com certeza irei fazê-lo.
Venha e faça sim!!!!
roteiro bem diferente e aprovado! Desses aí fui ao Stadt bier, pois os shows ao vivo são incríveis, com certeza um roteiro perfeito pra fazer com os amigos!
Muito bom juntar os amigos pra fazer o roteiro!
nem preciso dizer que já amei né!! adoro cerveja artesanal e sempre que tenho a oportunidade, gosto de visitar as cervejarias locais para descobrir as jóias! Mesmo na região do vinho da serra gaúcha descobri uma rota cervejeira!!! vou usar o seu roteiro quando visitar Brasília!
Daí você me chama pra gente fazer juntas!
Adriana, adorei as dicas! Adoro cerveja artesanal e agora terei que me programar para ir fazer este roteiro que você sugeriu!
Venha sim e me chame!
Não curto cerveja, mas acho muito legal o seu modo de preparo artesanal. Legal isso estar se expandindo!
É uma febre mundial, né?
Nossa, não sabia que Brasilia tinha essa tradição também! Que delicia! Já ta no meu roteiro pra quando visitar a capital! 😉 Parabéns pelo post!
Brasília é cervejeira sim!!! Aproveite na sua próxima visita!
Qdo Brasília entrar em nossos roteiros, vamos provar essas delícias. Saúde
Vivaaa!
Brasília é sempre uma boa pedida!
Saúde!
No Sudoeste tem o Camberra e o Mestre-Cervejeiro. Incluiria essas duas paradas antes do SIG.
Valeu pela dica, Gabriel!
Mandou muito bem, Adriana! Praticamente todas as minhas cervejarias favoritas estão aí =) Brasília é uma cidade deliciosamente boa para se descobrir. Obrigada por compartilhar com a gente. Um beijo
Pois é, Camilla! Bora combinar numa delas o próximo encontro? Eu ontem fui ao Santuário
Ótimas dicas. Vou seguir quando retornar a Brasilia.
Não tem erro, Everton!
Que post mais completo, legal demais! 😀
Bom saber desse tanto de opções para quando quisermos tomar uma cerveja “de verdade”!
Pois é! Nada de skol ou brahma kkkkk
Amo cervejas artesanais, mas nunca fiz um roteiro só disso. Acho que vou começar com esse! Ótima desculpa para dar um pulinho em Brasília, você me acompanha?
É só me chamar que eu vou!
Certez que incluiria facil em um possivel roteiro de viagem para Barasilia. Adoramos cervejas especiais! Muito bom o post.
Se aparecer aqui, é só me chamar!
Adorei o roteiro! Dicas devidamente anotadas para quando for a Brasília.
legal!
Conheço um cara aqui em casa que ia enlouquecer com um tour desse, meu marido, rs! Ele adora uma cerveja artesanal e eu também curto, mas não chego aos pés dele! Post bacana!
Os meus amigos também adoraram. Eita povo bebum!
Marido pirando aqui do lado em 3…2…1… Vamos pra Brasília conhecer essas delícias!!!!!!! Adoramos, obrigada pelas dicas!
Quando vierem, é só me chamar!
Moramos 9 anos em Brasília, lá pelos idos de 80/90. Não tinhamos essa riqueza em cervejas artesanais. Mais um ótimo motivo para rever a cidade e os amigos que lá deixamos. Obg pelas dicas.
Venham sim! Vocês nem reconhecem mais a cidade, mudou demais!
Não sabia que tinham tantas opções de cervejarias artesanais em Brasília. Ótimas dicas, visitarei na próxima vez que tiver chance de ir na cidade.
Se você gosta de cerveja, não pode perder!
Uau, amei o post! Quanta coisa legal pertinho de casa que ainda não conheço!
Providenciarei djá 🙂
Podemos combinar com os outros blogueiros um tour da cerveja!
Acho que prefiro o roteiro arquitetônico! hahaha Mas já anotei todas as dicas pra levar meu pai ou namorado, certeza que eles vão amar!
Legal! Para quem gosta de cerveja, é uma maravilha!