Atacama: toda a beleza do sal
“O sal da Terra, és o mais bonito dos planetas…”
Sal. Impossível falar de Atacama sem lembrar do sal a cada instante. Afinal, o Salar do Atacama é o 5º maior do mundo, com 100 km de extensão por 80 km de largo.
E daí que fomos visitar a Laguna Cejar, uma lagoa – obviamente – de sal no meio do Salar, a uns 20 km de San Pedro.
Leve sua roupa de banho para o passeio, pois é imperdível boiar naquelas águas salgadas. Parece que estamos na praia no meio do deserto. O passeio sai às 4 da tarde, o sol ainda estava quentinho (fazia uns 22 graus), então deu para ficar de biquíni na boa. Mas a água limpíssima da lagoa é gelada como nunca vi! Quase todos os brasileiros gritavam para entrar (eu gritei muito), mas vale a pena. A gente não consegue afundar, é tanto sal que boiamos com o pezinho para fora dágua. Confira a seguir o vídeo que mostra toda a beleza do Atacama.
O importante é levar um galão de água doce para se molhar depois do passeio. Fiz a burrice de entrar com meu relógio naquele mundo de sal, não sei como não pifou. E não tem cabines para trocar de roupa, ou seja, depois dos 5 minutos na água (é o máximo que aguentei com aquela água gelada), você se troca da forma mais mambeme possível. E já vem começando o frio do fim da tarde.
Daí nosso guia nos levou para outras lagoas, como os ojos del salar. No por-do-sol, todo mundo vai para uma outra lagoa e ele monta uma mesa com petiscos e um delicioso pisco sour, para brindar um dia incrível nesse lugar abençoado que é o deserto. O cair da tarde com o por-do-sol atacamenho só veio coroar de bênçãos o passeio.
Posts relacionados
- Bendito deserto
- Pedalando no Atacama: Pukara de Quitor e Quebrada do Diabo;
- O Atacama
- Encontre seu hotel em San Pedro do Atacama
Vídeos do Atacama
- Geyseres del Tatio
- Pedalando no deserto – Quebrada do Diabo
- Boiando na Laguna Cejar
- Ventania no Vale da Lua
Se for viajar, acesse o Booking pelo nosso banner. Não custa nada pra você é pra mim é uma grande ajuda!
Booking.com