Espírito Santo

Todo o charme de Pedra Azul

ago 08, 2024 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Fui pro Espírito Santo em julho/24 aproveitando uma super promoção de milhas (19 mil milhas ida e volta, que tal?).

Tenho família e amigos em Vila Velha, então foi bom revê-los e pegar uma praia.

Mas o melhor ficou pro final da semana. Na quarta-feira, subimos a serra capixaba e chegamos à Pedra Azul, que fica a 100km de Vila Velha. É um símbolo do Espírito Santo e eu sempre fui louca pra conhecer. 

É uma pedra maravilhosa e fotogênica, que tem incrustada nela outra pedra, em forma de lagarto, a Pedra do Lagarto. 

Pedra Azul e Pedra do Lagarto

E ali do ladinho, bem embaixo dessas maravilhosas, corre a Rota do Lagarto, um roteiro numa estradinha de 8km asfaltada mas sinuosa, com vários lugares fofos, cervejarias mil, barzinhos e cafés super estilosos. Um lugar perfeito pra curtir o friozinho.

Onde ficar em Pedra Azul?

Fiquei numa pousada que é até ponto turístico da região, a Pousada Pedra Azul

Ela fica bem embaixo da Pedra, tem um lago com cisnes e a Pedra Azul ao fundo, onde os turistas podem tirar foto. Tem um restaurante super bom também, almoçamos lá quando chegamos, o Lago Negro.

Pedra Azul vista da Pousada Pedra Azul

Pedra Azul vista da Pousada Pedra Azul

Pousada Pedra Azul

A arquitetura da Pousada Pedra Azul merece comentários. Ela foi projetada pelo arquiteto brasileiro Zanine e é o único estabelecimento comercial do Brasil assinado por ele, que é conhecido pelas maquetes para projetos de Lúcio Costa, Oswaldo Arthur Bratke e Oscar Niemeyer. A pousada é em forma de libélula e achei massa se eu fosse criança, brincar de pique esconde ali seria uma aventura. Eu demorei um pouco para decorar o caminho do meu quarto. Vale dizer que os corredores são uns 5 graus mais frios que o ambiente externo. 

Mas os quartos têm ar condicionado de frio e calor, ou seja, não passamos frio lá dentro. O quarto é maravilhoso, com detalhes de portas e armários em madeira maciça. O nosso não tinha vista pra Pedra Azul, e sim pro vale, que também é lindo!

O café da manhã é uma delícia que só estando lá pra saber. Tudo muito bom! Tem piscina (gelada) com vista linda da Pedra Azul, sauna, SPA, quadra de tênis e academia. 

Café da manhã na Pousada Pedra Azul

Café da manhã na Pousada Pedra Azul

Trilha no Parque Estadual da Pedra Azul

A entrada do Parque Estadual da Pedra Azul fica somente a 500 metros da pousada. 

A entrada é gratuita, mas é preciso agendar primeiro no site, com limite de 30 pessoas entrando a cada meia hora. A trilha é explicada antes por um guarda, e seguimos sozinhos, é tudo bem sinalizado e explicadinho. Cada vista maravilhosa da Pedra Azul, do Vale e também de outras montanhas capixabas.

Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

Um dos pontos altos da trilha são umas piscinas naturais. Quando fomos em julho, fazia muito tempo que não chovia, então a água estava meio suja e rasa, ninguém entrou. Além disso, estava frio. Mas já vi várias fotos de pessoas curtindo as piscinas. 

Para chegar nessas piscinas, é preciso um pouquinho de coragem. Temos que subir um trecho na pedra, tem uns degraus e cordas para ajudar. Não é muito inclinado, porém eu tenho trauma de subida em pedra, e fiquei toda suada, provavelmente por causa do nervoso. 

Parque Estadual da Pedra Azul

Mas lá em cima, a sensação é realmente maravilhosa! A vista é linda. Lindas fotos!

A trilha toda é bem tranquila, são apenas 4km num circuito circular, com 302 metros de ganho de elevação. 

Parque Estadual da Pedra Azul

A Rota do Lagarto

Depois de toda essa caminhada, nada melhor do que curtir a Rota do Lagarto. A rota do Lagarto é uma estradinha asfaltada (porém sinuosa) circular, que margeia a Pedra Azul com vistas fantásticas. E a cada trecho, existem restaurantes, cervejarias e pousadas super fofos. Dá vontade de parar em todos. Mas como é impossível, no primeiro dia fomos a um trecho plano (o único trecho plano da Rota do Lagarto), que agrega uns 3 restaurantes, uma cervejaria, chocolateria, café, uma delícia. 

Fomos para a Cervejaria Azzurra, com pátio externo delicioso, uma música boa tocando, cerveja gostosa e petiscos bons. Acabamos almoçando por lá mesmo. 

No outro dia, almoçamos no restaurante Alecrim, também na rota do Lagarto, comida e ambiente sensacionais. Recomendo muito. 

Restaurante Alecrim

Cervejaria Barba Negra

Numa noite, paramos por acaso na Cervejaria Barba Negra. A decoração é ótima, as cervejas são boas, mas a música ao vivo tocando nesse dia estava sensacional. O problema foi o frio. Eles entregam mantinha, mas nem assim consegui me esquentar, saía fumaça da boca, acho que fazia uns 8 graus (era inverno). Mesmo assim, a noite foi ótima. 

frio em Pedra Azul 

Eu recomendo demais a ida a Pedra Azul pra quem quer curtir clima de montanha no Espírito Santo.

 

 

Conte pros seus amigos
Share