Machu Picchu fica isolada no meio da mata e de montanhas íngremes. Dessa forma, são limitadas as maneiras de se chegar lá. Tem gente que encara 3 ou 4 dias de caminhada em montanhas altas. Tem gente que quer economizar fazendo 7 horas de van + 2 ou 3 horas de caminhada.
Dadas as opções, o jeito mais fácil de chegar lá é de trem. Porém, já vou logo avisando: não é barato.
E pela nossa experiência, te digo: evite com todas as suas forças ter como destino final Cusco, quando sair de Machu Picchu. Já já te explico o porquê.
Empresas de trem a Machu Picchu
Existem duas empresas de trem para Machu Picchu: a Inka Rail e a Peru Rail. Nós fomos no trem mais barato pela Peru Rail, o Expedition.
Na nossa ida, pegamos o trem em Ollantaytambo, uma cidade com ruínas muito importantes, que fica no Vale Sagrado. Então, para chegar a Ollantaytambo, nós fizemos um tour privado pelo Vale Sagrado com a Qorianqa Tours. Saímos de Cusco de manhã cedo, fizemos o passeio de manhã por Pisac, almoçamos em Urubamba, visitamos de tarde as ruínas de Ollantaytambo e a agência nos deixou na estação de trem de lá uma hora antes de pegarmos nosso trem para Machu Picchu, que estava marcado para pouco antes das 16h.




A viagem de Ollantaytambo a Machu Picchu dura cerca de 2 horas, o caminho é maravilhoso, não cansamos de admirar a paisagem e fotografar o tempo todo.
Na volta, escolhemos o destino final Cusco. Não podia me arrepender mais!!!!
Fica a dica: escolha a estação de Poroy
A Estação de Poroy fica a 11km do centro histórico de Cusco.
A estação de San Pedro fica no centro histórico de Cusco.
Apenas com essas informações, o lógico seria escolher San Pedro, certo? NÃO!!!!!!!!!
Isso porque esses 11km de distância duram cerca de 2 horas no trem!
Porque o trem, para chegar a Cusco, passa por um sistema de ida e volta dos trilhos para descer a montanha. Então, ele fica indo e voltando MILHÕES de vezes. A funcionária do trem teve a cara de pau de dizer em Poroy que em 30 minutos estaríamos em Cusco. Chegamos lá quase 2 horas depois. Como pegamos a opção mais barata de trem (Expedition, da Peru Rail) não tinha vagão restaurante. Então estávamos cansados e com fome, chegamos a Cusco depois das 22h e tivemos que arrumar algo para comer ainda. Isso porque tínhamos saído de Machu Picchu por volta das 16h.
Então, se fosse hoje, certamente eu teria escolhido parar em Poroy e arrumar um transporte para nos levar de lá a Cusco. Vi na internet que agências fazem o trecho por U$ 30 por um carro para 4 pessoas. Mas certamente em Cusco daria para combinar algo com um taxista por um valor muito menor. E teríamos chegado a Cusco pelo menos uma hora antes.
Ônibus + trem
Tem a opção bimodal também que combina um ônibus de Cusco para Ollantaytambo + o trem para Machu Picchu. Pouco mais de 3 horas de viagem e o valor mínimo de U$ 65.
E os preços dos trens???
Vou te dizer os preços da Peru Rail, que foi a empresa pela qual eu viajei. Mas a Inka Rail tem os valores quase iguais e os trens são muito parecidos.
Só a ida de Ollantaytambo – a Machu Picchu: o trem mais barato (Expedition) a partir de U$ 57 (dependendo do horário). Já o Vistadome, que é um pouco melhor, fica a partir de U$ 73.
Se escolher chegar por Poroy – o Expedition fica a partir de U$ 59. Já chegando a San Pedro (em Cusco) fica a partir de U$ 62.
Para minha família de 4 pessoas, as quatro passagens, ida e volta (indo por Ollantaytambo e voltando por San Pedro) ficaram em módicos 500 dólares (!!!!!!!!!!!!!!!!!). Na opção mais barata!!!!!!!!!!!!
Esse Expedition é a opção mais barata, hein? Mas o trem é bem confortável, tem janelas panorâmicas inclusive no teto. Os assentos são confortáveis e marcados na hora da compra. A única coisa ruim é não ter um vagão com comida.

Existe uma opção de trem de luxo, o Hiram Bingham, que custa U$ 504 por pessoa por trecho!!!!!!!!
Até cruzamos com um trem desse no nosso caminho. Tinha mais funcionários do que os milionários passageiros lá dentro hahaha.





Obrigado pelo relato. Já vou me prevenir aqui.
Uma dúvida:
Não consigo achar passagem de trem de Ollantaytambo com destino a Cusco.
Mesmo sabendo que é o mesmo trem que sai de Machu Picchu , passa por Ollantaytambo e vai até Cusco.
Saberia dizer se não tem mesmo essa passagem pra comprar (de Ollantaytambo até Cusco) ?
E se não tiver mesmo, será que consigo comprar a passagem de Machu Picchu ate Cusco , mas embarcar em Ollantaytambo ?
Eu, quando comprei, fui direto de Ollantaytambo a Machu Picchu, o caminho contrário, eu não sei. Talvez fosse melhor entrar em contato com o fale conosco deles.
olá! grato por seu relato. estou indo para o Peru em 26/04 pra passar duas semanas a partir de Lima. estava planejando pegar o trem pra Águas Calientes a partir da estação Sao Pedro em Cuzco mas depois do que vc narrou acho que vou escolher Poroy. se puder, me esclareça uma dúvida: este trem que sai de Cuzco ou Poroy passa por Ollantaytambo? é possível ver a mesma paisagem deslumbrante citada pelos viajantes que saem de Ollantaytambo? grato!
Oi Antônio
sim, o trem é o mesmo. Ele passa pelos mesmos lugares, ou seja, você vai ver as paisagens deslumbrantes independente do lugar onde vai pegar o trem. Boa viagem
Obrigada por relatar sua experiência!
Eu estava pesquisando sobre as estações para chegar a Águas Calientes e sempre estranhei pq não vejo quase ninguém escolhendo a estação San Pedro, sendo que é dentro de Cusco.
Eu não queria ir de ônibus até Ollantaytambo pq tenho muito medo da estrada, vi alguns vídeos mostrando o caminho e fiquei bem assustada. Você achou tranquilo o trecho de ônibus?
Tô com muito medo de escolher a opção ônibus + trem e ficar agoniada sem aproveitar a paisagem por isso.
Oi. Nós fomos de van contratada num passeio pelo Valle Sagrado que terminou em Ollantaytambo. O caminho foi super tranquilo, não tive medo em nenhum momento.
Mas, de trem, não escolha a estação de San Pedro como destino final, é o que recomendo.
Muito obrigada Adriana por compartilhar sua experiência, eu estava aqui para comprar os tickets do trem e me esforçando para que a chegada fosse na Praça São Pedro, ainda bem que resolvi pesquisar, pois vi mesmo a diferença de horário de chegada de 1 hora, e inclusive as opções são menores. Estou pensando em hospedar em Ollantaytambo, você acha que compensa? quanto tempo a visita na cidade, achou que foi suficiente só fazer o passeio com a agência? Obrigada.
Eu não me hospedei em Ollantaytambo, mas conheço gente que se hospedou lá e gostou muito. Fizemos o passeio com a agência lá e pra mim foi bom o tempo, mas acho que passar a noite deve ser bom pra sentir o clima do local
Nossa, parece que sempre tem perrengue na viagem a Machu Picchu, né? Nós fomos de Cusco a algum lugar de ônibus (não lembro pq não tinha o blog ainda e não registrava tudo como faço hoje) e depois fizemos um trecho maravilhoso no Vista Dome, com almoço e danças típicas. E na época não tinha limite de tempo em Machu Picchu…
Pois é… mudou tudo
Que sonho seria ter orçamento para ir no comboio (trem) de luxo, né? Como sou uma viajante de orçamento apertado, vou aproveitar a sua dica e evitar a estação de Cusco
Pois é… mas 500 dólares deve ser muito caro até pra quem tem dinheiro, eu imagino. Como eu não tenho, pago logo o mais barato!
Que perrengue!!! Eu fui pra Machu Picchu e não lembro do trem com tantos detalhes. Sei que na ida, saímos de Ollantaytambo pq dormimos 1 noite lá. E na volta era bem o dia de um feriado importante com direito ao centro da cidade todo interditado para desfiles e comemorações então acho que paramos na estação mais longe para seguir de van, mas a van demorou horrores pq as ruas estavam fechadas para carros lotadas de pessoas rs. Mas assim que conseguimos chegar em Cusco, foi bem divertido!
Vixe, se fosse feriado no dia que voltamos, sói íamos chegar de madrugada!
Eu já fui à Machu Picchu. Na época peguei o trem partindo de Olaytaytambo. Não sabia que pegar na estação de Cusco era tão complicado. Evitei sem querer… hahahah
Ainda bem, deu sorte!
Optima dica para quem visita Machu Picchu. Evita uma data de constrangimentos.
Com certeza!
Excelente dica!!! Surreal demorar mais de 2 horas entre uma estação e outra, sendo tão perto. Depois de um dia de passeio, cansado e com fome é realmente desesperador. Fiquei com pena de vocês… mas quando viajamos às vezes caímos em roubadas, não é? rsrs
Pois é, roubadas é o que não falta nas viagens, né?