Floripa: todo o charme de Santo Antônio de Lisboa
Uma praia com areia escura e mar sem ondas, com barquinhos ancorados e um por-do-sol inesquecível. A vista da Ponte Hercílio Luz ao longe. Uma orla pequena com vários restaurantes renomados e que vendem as tradicionais ostras da região.
Isso é Santo Antônio de Lisboa, a vila mais antiga de Florianópolis, berço da colonização açoriana com inúmeros imigrantes que chegaram entre os séculos 17 e 18. Até mesmo a primeira rua pavimentada de Florianópolis está lá, a Roldão da Rocha Pires, com placa e tudo, porque recebeu a visita de Dom Pedro II no século 19. Ali também ocorre uma feirinha aos finais de semana.
Mesmo que você não visite Santo Antônio de Lisboa num fim de semana, vai se deliciar com lojinhas fofas de artesanato espalhadas por toda parte. E não deixe de se programar para assistir ao por do sol ali. A praia não é daquelas para curtir mar nem estender a canga, inclusive a área de banho é imprópria. Santo Antônio de Lisboa é um lugar para apreciar a paisagem.
Gastronomia renomada
Estive em dois momentos em Santo Antônio de Lisboa. A primeira, no inverno, um frio do cão, em que comemos no restaurante Vila do Porto, muito bom. Na outra, em dezembro de 2019, pleno verão, outra vibe, comemos na Marisqueira Sintra, o restaurante n. 11 de Florianópolis.
Estávamos em 25 pessoas, reservamos antes (o que é essencial no verão) e nos colocaram na varanda de frente para a praia, um espaço lindo com paredes de vidro e o mais que necessário ar condicionado. O atendimento foi muito eficiente e cordial. Os pratos eram deliciosos. Não é um restaurante barato, mas pelo ambiente e qualidade, até que os preços não são de assustar.
Passeio fotogênico
Depois de jantar, fomos bater perna pela vila. Que coisa mais linda. As casas com arquitetura típica me encantam. Tudo é muito fotogênico. Chegamos em frente à charmosa igrejinha Nossa Senhora das Necessidades, uma fofa, mas não entrei, na verdade era noite e eu acho que estava fechada.
Fomos procurar um lugar para beber no fim do passeio. As varandas dos restaurantes no calçadão de frente para o mar estavam com lista de espera. Entramos num lugar lindo ao lado da igreja… A Casa Açoriana, que é uma galeria de artes com obras de artistas locais. Ela tem no fundo um café/bistrô: umas mesinhas no jardim, com lindas árvores. Sentamos embaixo dessas lindas árvores e tomamos vinho, brindando àquela maravilha de passeio e à descoberta de um lugar encantado chamado Santo Antônio de Lisboa.
Santo Antônio fica próximo no Norte da Ilha, perto de Canasvieiras e Jurerê.
Não conheço Floripa ainda e acabo não indo pra lá nunca porque quase todos os passeios envolvem praia, que não são o meu tipo preferido de turismo. Acho essencial ter outras atrações e cantinhos charmosos assim pq nem só de sol e mar vive o turismo, mesmo em cidades litorâneas!
Então te convido a mudar sua visão sobre Floripa. Eu fui lá no inverno, e também adorei! Sem nenhuma possibilidade de praia. Olha o post que fiz
https://www.atravessarfronteiras.com.br/2016/06/floripa-no-frio-tambem-e-uma-delicia/