O deserto mais seco do planeta tem o melhor céu para observação de estrelas do mundo. A baixíssima umidade deixa o céu muito limpo, a altitude de 2.400m e a minúscula possibilidade de nuvens fazem com que o Atacama seja um paraíso na observação do universo. Por isso, multiplicam-se tours astronômicos, em que os turistas são levados a áreas fora do centrinho de San Pedro, para lugares bem escuros, e têm aulas sobre astronomia seguidas de observação das estrelas com telescópios.
Contratamos lá mesmo o Una Noche con las Estrellas. Saímos às 22h30 do centrinho de San Pedro num microônibus. Depois de uns 20 minutos, chegamos ao local, sem nenhuma luz por perto. Entramos numa sala onde o especialista falava sobre o universo. Achei que a palestra poderia trazer dados mais interessantes, mas ok.
Estrelas, vinho e frio
Depois, fomos pro lado de fora e o frio era cortante (estávamos em julho, no inverno). Eles emprestam cobertores para quem quiser se aquecer mais. Servem vinho, queijos e presuntos, biscoitos, chás e sucos. Bem gostoso.


Depois, seguimos para a observação das estrelas e planetas. Como a noite não era tão escura, já que estávamos na lua crescente, a lua também entrou na observação, e foi o ponto que mais gostei. Os demais telescópios, eu achei que havia pouca explicação dos responsáveis pelo tour.
Fotos do universo
A cereja do bolo foi uma moça brasileira que participava dos tours e que gostava de tirar fotos. Ela tirou fotos de todos os participantes e depois enviou para o nosso whatsapp, achei fofo.

O pessoal do tour também tira uma foto oficial com todos.

Projeto Alma
Se você tem passeio marcado para o Atacama, já tem que reservar um tour no projeto Alma, um dos maiores projetos astronômicos do mundo, com mais de 20 países. Fica a poucos kms de San Pedro e eles oferecem tours apenas nos fins de semana a somente 41 pessoas (sortudas) por dia. O tour é gratuito. O tour é diurno, é praticamente uma aula de astronomia.
Eu tentei fazer a reserva 2 meses antes e não consegui (buáaaa). Para fazer a inscrição, acesse a página do projeto Alma.
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
- Veja as dicas de quando neva em Bariloche
- Piedras Blancas, o paraíso da Esquibunda
- Encontre hotel em Bariloche







carai eu fiz esse tour e nao vi muita coisa nos telescopios pq tenho miopia e nada deu certo aheuahe so via as coisas brilhando ou girando loucamente. no entanto curti muito a parte q explicam sobre as constelações e usam um laser para indicar onde fica cada uma
Realmente, os telescópios na minha opinião deixam a desejar. Mas todo o clima etc é um momento especial
O céu do Atacama é incrível né?!
O Tour Astronômico foi um os mais surpreendentes para mim!
PS: Também não consegui visitar o ALMA. =(
Abraço!
Hahaha… poucas pessoas que conheço conseguiram. Eita alma difícil!
Adorei a experiência! O Atacama é um dos lugares que me chamam demais a atenção, tanto pela beleza durante o dia quanto a possibilidade de avistar diversas constelações!
Massa demais!
Nossa, que saudades, nós gostamos demais de ter ido no Tour Astronomico no Atacama, foi uma experiência linda. Gostei de saber mais como está…
É legal demais né?
O céu do Atacama ficou no meu imaginário, apenas. Fui em plena lua cheia, ficava lindo à noite, mas obviamente para observar estrelas não é o ideal. O duro é que mesmo assim as agências oferecem os passeios, acho muita falta de seriedade.
Pois é… com lua cheia, não dá pra fazer o tour astronômico. No meu caso, que a lua estava crescente, já atrapalhou um pouco