Livro Viagens Vinhos História
dicas gerais

Resenha de livro: Viagens Vinhos História

maio 14, 2018 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

 

Um livro que tem como nome Viagens, Vinhos, História só pode oferecer coisas boas. Eu, particularmente, adoro quando consigo inserir uma programação enóloga em minhas viagens, mesmo eu sendo uma amadora no conhecimento do vinho, mas uma apreciadora de décadas.

Nesse livro de Milton Mira de Assumpção Filho, o autor se esmera em mostrar, com suas reais palavras e vivências, lugares que oferecem grande prazer turístico aos viajantes, como as vinícolas do Brasil, Chile, Argentina, França, Itália e Portugal. O livro é da editora M. Books.

Informações práticas sobre vinhos

Como escolher vinícolas, como agendar passeios, visitas privadas ou em grupo? Quantas degustações você deve ou consegue fazer num dia? Essas perguntas práticas são respondidas como muita segurança no decorrer da leitura.

Ele ainda faz no início do livro uma pequena explicação de termos do mundo da enologia, como terroir e castas.

Em cada região, ele explica quais vinhos escolher, que vinícolas visitar, um trabalho minucioso fruto de suas várias viagens àqueles lugares.

Turismo

Quando eu leio guias turísticos, às vezes fico agoniada de ver informações que claramente foram tiradas de algum site oficial. No caso desse guia, não. Você vê que o cara realmente visitou os lugares e dá dicas bem específicas como especificamente em que hotel se hospedou, em que época visitou e quando recomenda visitar.

Livro Viagens Vinhos História

A história dos lugares

Livro Viagens Vinhos História

Mas não se resume apenas a isso. O livro traz informações históricas sobre cada lugar, o que achei muito interessante. Inclusive conheci coisas novas sobre alguns lugares que amo e visito muito, como a patagônia. Fiquei sabendo como foi a colonização de Ushuaia e os índios tehuelches que tinham pés grandes, daí o nome patagônia.

Fiquei por dentro também de como foi a colonização da serra gaúcha e os primeiros produtores de vinho da região, como Manoel Peterlongo, italiano que veio para o Brasil em 1899 e produziu o primeiro champagne de nosso país, em 1915, que era utilizado por Getúlio Vargas e até foi servido numa recepção à rainha da Inglaterra, em 1968.

 

São histórias bem interessantes que certamente complementam o turismo e a apreciação de vinhos.

Guia de Viagens, Vinhos, História – Volume 1  está à venda nas maiores livrarias do país.


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share