Dicas de seis estádios olímpicos
Enquanto o primeiro fim de semana das Olímpiadas foi marcado por problemas que, sinceramente, me deixaram desanimada (veja aqui o post que escrevi sobre isso), o segundo fim de semana das Olimpíadas foi uma maravilha! Não peguei praticamente nenhum minuto de fila, estava tudo fácil: comer, beber, andar, ir ao banheiro. A organização está de parabéns por ter conseguido resolver aqueles grandes problemas em pouco tempo, um exemplo de superação.
Dito isso, vou falar um pouco das arenas onde estão ocorrendo os jogos.
Vôlei de Praia – Arena em Copacabana
A Arena de vôlei de praia se destaca no meio da praia de Copacabana, fica exatamente na divisão entre Copacabana e o Leme. O metrô ideal para chegar é o Cardeal Arcoverde, que fica a uns 2 quarteirões da arena. Fui assistir a 4 jogos na tarde de quinta-feira, eles têm um espaço com lojinhas, banheiros e lanchonetes, onde você, com seu ingresso, pode esperar a hora de entrar para a arena propriamente dita, onde só se pode entrar uma hora antes do jogo.
É preciso fôlego para subir as várias escadas que levam aos lugares da Arena. E não tem lanchonete nem banheiro lá em cima, ou seja, você realmente vai ter que malhar um pouquinho. A visão é boa em todos os lugares da Arena. A brisa que sopra do mar, a visão do mar, tudo isso é a cereja do bolo.
Os jogos de vôlei de praia são muito animados, com muita música e dancinhas comandadas por apresentadores bem falantes.
Velódromo Olímpico do Rio
Se você, como eu, nunca tinha pensado em assistir provas de ciclismo de velocidade, eu sugiro que busque essas provas se ainda der tempo. É uma loucura assistir àqueles ciclistas em altíssima velocidade numa elipse (mais de 70 km/h em alguns casos), um a poucos centímetros do outro, sem cair. Claro, há acidentes, e a gente viu em que 3 ciclistas bateram e saíram voando óculos e pedaços das bikes para todos os lados. As ciclistas foram atendidas ali mesmo e duas saíram andando, ainda bem. O Velódromo Olímpico do Rio está sendo considerado o velódromo mais rápido do mundo, vimos dois recordes mundiais serem batidos em 5 minutos.
Em todo lugar que você sentar, você tem boa visão. O legal também é observar o treinamento e aquecimento que acontece no centro do velódromo. Cada equipe leva seus equipamentos e seus atletas ficam o tempo todo treinando enquanto as provas acontecem.
O velódromo fica no Parque Olímpico da Barra.
Estádio Aquático Olímpico
As competições de natação ocorreram nesse estádio Aquático, no Parque Olímpico da Barra. Por fora, na minha opinião, é o estádio mais bonito.
Fui na final dos 200 metros medley, em que o Phelps arrebatou mais uma medalha. Você imagina o tanto que estava cheio? Imagine mais! Compramos esse ingresso de última hora, pagamos caro (porque não tinha opção mais barata) e achamos que teríamos um lugar privilegiado em função disso. Doce ilusão. Ficamos num lugar baixo, bem em frente à largada dos atletas, de onde simplesmente não dava para ver quem estava ganhando. E pior: não tínhamos acesso ao telão. Só tinha um telão no estádio, que ficava atrás de onde estávamos, simplesmente não conseguíamos ver nada nem ouvir. Só era legal de ver os atletas se preparando para nadar, mas nem o pódio conseguíamos ver.
Tive que subir para o segundo nível e ficar em pé para conseguir ver o Phelps sendo premiado novamente.
Na hora da competição do Phelps levantamos e ficamos num espaço atrás dos fotógrafos, torcendo pros fotógrafos ficarem sentados (obviamente não ficaram), dividindo espaço também com os centenas de voluntários que estavam ali para aproveitar. Não tivemos a melhor visão, mas era melhor do que o lugar que tínhamos pago.
Além disso, o estádio aquático tem umas pilastras enormes e sei que os ingressos vendidos ali atrás têm a ressalva de que a visão é comprometida. Mas eu acho que não deve dar para ver simplesmente nada se você optar por ficar ali.
Arena Olímpica do Rio
Esse está sendo o palco das maravilhosas competições de ginástica olímpica, e também fica no Parque Olímpico da Barra. É um estádio muito bonito mas tem um problema: em alguns lugares, você não consegue ver todos os aparelhos. Por exemplo, pegamos um lugar em que não conseguíamos ver o salto sobre cavalo (agora tem outro nome). Além disso, todas as competições acontecem ao mesmo tempo, então quase dá para enlouquecer se quisermos observar tudo direitinho. Para mim, é uma emoção!
Centro Aquático Maria Lenk
No Maria Lenk, também no Parque Olímpico da Barra, aconteceram as competições de Saltos Ornamentais a que eu assisti. Os trampolins ficam num extremo do estádio, e nós ficamos no canto oposto, muito longe. Ou seja, fomos andando mais para perto, apostando na sorte de sentar num lugar sem dono. E mantivemos essa sorte, vimos os saltos bem de perto sem precisar voltar para nosso péssimo lugar. A arquibancada do outro lado ficava no sol. O dia estava frio, mas num dia de calor do RJ deve ser insuportável. A vista para a Lagoa de Jacarepaguá dava um toque especial ao evento.
Estádio Olímpico – Engenhão
Ficam no Engenhão as competições mais estreladas das Olimpíadas, as de atletismo. Eu assisti no sábado passado competições ali e fiquei emocionada. O estádio é muito grande e você pode ficar muito longe dependendo do seu lugar. Eu e Bruno nem chegamos ir para o nosso lugar, que era péssimo, entramos em outros assentos, apostando que os donos do lugar não chegariam para que tivéssemos que sair. E demos sorte de novo: ninguém chegou para reivindicar as cadeiras. Então tivemos uma visão privilegiada de provas consagradas como a final dos 100 metros feminino e dos 10 mil metros masculino. Uma emoção indescritível. E são várias as provas que acontecem ao mesmo tempo.
Para chegar lá, dá para ir da zona sul, pegando metrô e trocando pelo trem na Central do Brasil. Ou então, você vai pela Barra, mas ficamos meio perdidos, enquanto nos outros trajetos sempre tinha voluntários ajudando, nesse trajeto, com transporte lotado mas com poucos turistas, não tinha ninguém para explicar nada.
Nota: Os anunciantes deste blog não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e são patrocinadores exclusivos do Atravessar Fronteiras.
Oi Dri,
tá todo mundo elogiando as arenas no Parque Olímpico. Que bom que nesse quesito o Brasil tá dando um show.
Beijo,
Dani.
Blog Dani Corredora
Tá bem legal mesmo, Dani!