Paraíba tudo de bom
João Pessoa fica entre Recife e Natal, dois polos super procurados do Nordeste. Por algum motivo que não sei explicar, essa cidade de águas verdes não foi (ainda) invadida por hordas de turistas. Isso explica a tranquilidade na orla, onde se pode encontrar facilmente estacionamento a qualquer hora. Onde se pode caminhar, passear, correr ou simplesmente curtir tranquilamente as praias urbanas, com sua orla bem cuidada, com vários deliciosos restaurantes um ao lado do outro, em frente ao mar. João Pessoa também tem um sistema de ciclovias de dar inveja a muita capital por aí. Eu simplesmente AMO toda essa tranquilidade de JP.
Os prédios em frente às praias de João Pessoa são baixinhos, de quatro, cinco andares no máximo. Isso deixa a cidade ventilada, um exemplo para aquelas metrópoles que acham erroneamente que a altura dos prédios é diretamente proporcional à qualidade de vida de seus habitantes.
Ao lado de João Pessoa fica a cidade de Cabedelo e lá o Rio Paraíba é palco de espetáculo diário que une a beleza da natureza com a arte do ser humano. Todos os dias, quando o sol ameaça se pôr, um saxofonista toca o Bolero do Ravel enquanto os últimos raios do sol vão sumindo no rio. Que coisa bela! Que momento único. Todo mundo para pra ver o pôr-do-sol de Ravel da praia do Jacaré. E essa praia do Jacaré ganhou, nos últimos anos, ares de point transado, com lojinhas e bares alternativos, por onde se passeia antes e depois do pôr-do-sol.
No nosso último passeio a João Pessoa, visitamos a Estação Cabo Branco, um complexo lindo, de Niemeyer, num local com uma vista esplêndida da cidade, que simplesmente me impressionou muito. Tem exposições, teatro, sala de espetáculos, mirante, e um passeio científico interativo que nos encantou demais! Fomos lá no fim da tarde, saindo da praia, e não nos arrependemos. Tudo de graça!
Meu primo querido, o Julinho, nos levou para conhecer seu Pantanal Paraibano, um espaço que ele está planejando com muito carinho para receber turistas ecológicos e bicho-grilos como nós.
Ele nos levou para conhecer também uma praia que eu não conhecia, a Praia Bela, ao sul de João Pessoa, no município de Conde. A praia é um paraíso, com um rio entrando no mar, que simplesmente encantou os meninos, que não paravam de brincar nas suas margens. E as barraquinhas à beira-mar/rio servem peixes deliciosos. Super recomendo!