Dicas dos Convidados

Contribuições de uma baiana-alemã

out 05, 2009 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

A Bia é uma super amiga virtual que se tornou real no ano passado. Ela é baiana mas mora há anos na Alemanha. A gente se conhecia por blog, e ano passado, quando fomos para Frankfurt, nos encontramos. Saímos para jantar com a família dela, numa noite super agradável. E a Bia resolveu nos brindar, aqui no blog, com histórias dela, de seu marido Gilles e de seu filho fofo Yann. As palavras a seguir são conselhos de Bia sobre um lugar que ela adora. As fotos são de propriedade de Gilles Despas, sendo proibida sua cópia.

Querida Adriana, Vou falar aqui de um lugar mágico para onde vamos freqüentemente (tipo o mesmo amor que vcs têm por Angostura, onde vão sempre). Estou falando de Bregenz, às margens do Lago Constância, na Áustria.
O Lago de Constância banha três países: Austria, Alemanha e Suíça. Existe uma ciclovia que rodeia todo o lago, a qual mede 270km. O Lago tem 540km2, e é alimentado principalmente pelo Rio Reno. Seu comprimento é de 74km e sua largura é de 16km. É um lago de águas limpíssimas, e os peixes que ele produz são de qualidade à toda prova! Eu já tive o prazer de degustar exemplares produzidos em suas águas, tanto do lado alemão quanto do lado austríaco, servidos num dos restaurantes que ficam à margem do Lago, no porto. Jamais me esquecerei quão bem-feito tinham sido preparados aqueles peixes! O pôr-do-sol visto a partir do Lago de Constância é fascinante!


É possível fazer passeios de barco deliciosos pelo lago, ou simplesmente ir às diversas cidades que o permeiam… Por exemplo, dar um passeio em Lindau, já do lado alemão, para o almoço e agradáveis comprinhas e voltar ao cair da tarde para Bregenz… para passear à beira do lago, tomar um café defronte ao teatro… Falar em teatro, você já ouviu falar no teatro ao ar livre, montado sobre as águas do Lago? Seus espetáculos são conhecidos mundialmente, e grandes nomes do “show biz” do mundo inteiro vêm todos os anos assistir às grandes produções que acontecem em Bregenz! Este ano está sendo exibida a obra de Verdi “AIDA”.

Existem hotéis, pensões e chalés por toda parte, montanha acima. Este é o nosso preferido, onde ficamos há anos! Os preços não são exagerados, e se pode conseguir quartos com café da manhã por preços bem camaradas. Da sacada se vê o lago lá embaixo. Em noites claras de lua, vê-se o reflexo prateado nas águas do Lago… romantismo puro!


Ao terraco do Pfänder Restaurant (vista perfeita do lado e da cidade de Bregenz, cozinha fantástica, local de fino bom-gosto, caro, mas sem igual!), vê-se Bregenz logo abaixo. É bem alto e distante, mas gracas ao zoom da Nikon de meu marido, a riqueza de detalhes nao foi poupada.
Maravilhoso subir as montanhas de carro, mas é possível também de bike. Basta ter pernas fortes! 🙂 Todas as estradas são bem asfaltadas, mas sem acostamento ou muro de proteção. Melhor ir devagar, principalmente nas curvas. O negócio pega mesmo é quando chega o inverno, em que tudo fica branquinho! Mas as estradas recebem “tratamento especial” para que se possa circular de carro com segurança! Mas não se esqueçam dos pneus de inverno!

Na foto acima, um exemplo das montanhas do Pfänder no verão.
Aqui um exemplo já na primavera. Conforme a gente vai subindo, ainda se vê neve. Mas as estradas estão bem limpinhas. Observem o Lago de Constance ao fundo! Passeio de teleférico pelo Pfänder é uma atração turística… e um verdadeiro deleite! Eu me sinto tão bem, tão “livre” enqunato vou de uma montanha à outra! Dá vontade de levantar voo!
A Beleza das montanhas de Bregenz cobertas pela neve. Há estações de esqui na região, mas as mais badaladas ficam do lado suiço. Uma delícia sair do hotel logo depois do café da manhâ, passear pelas montanhas, e parar para descansar num dos diversos cafés/restaurantes espalhados pela montanha… Jamais me esquecerei de um inverno passado ali, em 96. Depois de um agradável e fatigante passeio, eu já com os pés começando a gelar, paramos num destes bares. Foi com gosto que tomei uma sopa de bolinhas de sêmola, com pedaços de carne de porco dentro e algumas ervas frescas! A coisa mais simples do mundo, mas a mais reconfortante!

Obrigada, Bia, por incrementar esse blog com histórias lindas como essa. E você, quer participar também? Mande um email pra mim amamelo@gmail.com.

Conte pros seus amigos
Share